Depois de se aproximarem de vítimas em bares e festas para obter a senha de bloqueio do smartphone, criminoso roubam o
Leia mais:
Cibercriminosos podem controlar dispositivos da Apple a partir de falha Apple tenta calar cliente depois que Apple Watch superaquece e explode
Isso é possível graças a um recurso que a Apple criou para a conveniência do usuário: quem esquece o login pode usar a senha de seis números para redefini-lo. Depois disso, até dados armazenados no iCloud ficam comprometidos.
Em alguns casos, o criminoso pode ter acesso a apps bancários, já que a senha de desbloqueio pode ser usada para acessá-los. É possível, ainda, desativar o Find My iPhone e impedir que o aparelho seja localizado e os dados excluídos remotamente.
Quando a alteração da senha é concluída, uma opção pode levar outros dispositivos da
Vítimas ouvidas pelo The Wall Street Journal contam que seus iPhones foram roubados enquanto socializavam à noite. Em alguns casos, os telefones foram arrancados das mãos do usuário por alguém que haviam acabado de conhecer. Há, ainda, quem tenha sido agredido e intimidado a entregar o aparelho e a senha.
Em todos os casos, o acesso às contas da Apple foi bloqueado. Com isso, milhares de dólares foram perdidos. Segundo promotores de Minnesota, uma quadrilha chegou a acumular US$ 300 mil em roubo de
Depois de saquear as contas, os criminosos vendiam os telefones roubados. Há relatos de casos em Austin, Denver, Boston e até em Londres.
O que diz a Apple
Em comunicado, a Apple informa que esses crimes são incomuns, porque exigem o roubo do dispositivo e da senha. “Trabalhamos incansavelmente para proteger nossos usuários de ameaças novas e emergentes. Nos solidarizamos com os usuários que passaram por essa experiência e levamos todos os ataques a nossos usuários muito a sério, por mais raros que sejam”, diz a nota.
Em casos recentes, ladrões alteraram as informações de contato da conta da Apple e ativaram uma chave de recuperação. A Apple não permite que os usuários recuperem o acesso à conta se uma chave de recuperação estiver ativa e eles não puderem reproduzi-la. A empresa sugere usar o Face ID e o Touch ID, que limitam a necessidade de inserir a senha.