Um dispositivo criado para monitorar frequências que possam interferir em serviços de telecomunicação e/ou em transmissões de rádio ou TV tem sido uma ferramenta essencial no resgate de vítimas dos
Leia mais:
Três crianças foram encontradas em meio aos escombros depois que o sinal de celulares nas proximidades foi captado pelo equipamento. O dispositivo, que é operado por técnicos da Agência Nacional de Telecomunicações (
Esse rastreador de sinal de celular tem funcionamento relativamente simples. Ao ser apontado para uma área que possa ter vítimas, o aparelho capta ondas eletromagnéticas de celulares que estejam tentando obter sinal das operadoras de telefonia.
Para que o processo ocorra de forma mais eficiente, os presentes no local devem manter seus aparelhos em modo avião durante a busca. Após a identificação de um aparelho, o técnico da Anatel chama as equipes de socorro para intensificar as buscas naquela área.
O analisador de espectro é utilizado em tragédias no Brasil desde 2019, quando foi aplicado no desabamento de um prédio em Fortaleza (CE). Na época, não foram localizados aparelhos, já que a condição instável do terreno impediu a aproximação dos técnicos. Segundo a Anatel, cada Estado brasileiro tem cerca de dez analisadores de espectro. O custo do equipamento é de R$ 100 mil, em média.