Ouvindo...

‘Status’ do WhatsApp ganha novos recursos; saiba quais

Novidades chegam gradualmente para todos os usuários nas próximas semanas

Novas funções chegam ao status do WhatsApp

Novos recursos acabam de chegar ao status do WhatsApp. Agora, os usuários poderão reagir com emojis, publicar áudios e usar opções de privacidade no Status da plataforma. As novidades chegam a todos gradualmente nas próximas semanas.

Leia mais:

Vai ser possível compartilhar áudios de até 30 minutos com familiares e amigos. Segundo a companhia, “o status de voz pode ser usado para enviar atualizações mais pessoais, especialmente se você se sente mais confortável falando do que escrevendo”.

A opção de definir quem pode visualizar o status do WhatsApp traz mais privacidade ao usuário. Basta ir a “Configurações” e escolher “meus contatos”, “meus contatos, exceto...” ou “Compartilhar somente com...”.

Quem visualizar o status vai poder reagir com um dos oito emojis disponíveis: 😍😂😮😢🙏👏🎉💯. Para vê-los, bastar deslizar o dedo para cima na tela do status. É possível, ainda, responder com texto e áudio.

Outra novidade é a prévia de links publicados no status, que vai mostrar um visual do conteúdo. Além disso, os status poderão ser vistos diretamente na lista de conversas: um círculo será exibido em volta da foto de perfil de contatos sempre que eles compartilharem atualizações.

Como o serviço libera novos recursos gradualmente, as novidades podem não estar disponíveis para todos inicialmente. Vale manter o aplicativo sempre atualizado, já que versões mais recentes estão aptas a receber novas funcionalidades.

Mais novidades em breve

Alguns recursos, embora ainda não anunciados, já estão sendo preparados. Um deles é a transcrição de mensagens de áudio de forma nativa. O site WABetaInfo notou uma seção dedicada à funcionalidade no app para iOS.

As transcrições devem acontecer localmente, sem depender dos servidores do WhatsApp. A adaptação pode não estar disponível quando nenhuma palavra é reconhecida ou quando a fala está num idioma diferente do escolhido. O usuário vai precisar baixar pacotes de idiomas oferecidos pela plataforma.

Outra função em desenvolvimento é a possibilidade de agendamento de ligações pelo aplicativo. O recurso será destinado a grupos e não vai funcionar em bate-papos individuais. Vai ser possível escolher título, data e hora para a reunião, como ocorre em plataformas como Google Meet e Zoom.

Está em teste também um atalho na tela inicial do mensageiro para facilitar a realização de chamadas de voz.