Ouvindo...

Juiz de Fora participa de teste de novo formato de alertas de desastres

Mensagens aparecerão de forma sobreposta a outros conteúdos na tela do celular

Alertas ficarão sobrepostos a outros conteúdos na tela do celular

Alertas de emergência de desastres, enviados por órgãos de Defesa Civil a cidadãos cadastrados, acabam de ganhar novo formato. Atualmente, eles são enviados por SMS pelas operadoras de telefonia celular e vão para a caixa de entrada de mensagens do celular.

Leia mais:

Agora, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai iniciar os testes para que as mensagens apareçam de forma sobreposta na tela do celular e destacada de outros conteúdos. O objetivo é aumentar o potencial de prevenção de riscos em situações de emergência, já que, nesse formato, a mensagem precisa de ação do usuário para ser fechada.

Inicialmente, os testes serão feitos em parceria entre as operadoras de telefonia celular e os órgãos de Defesa Civil, sob coordenação da Anatel, em sete municípios. As cidades participantes são Anápolis (GO), Angra dos Reis (RJ), Juiz de Fora (MG), Paranaguá (PR), Parauapebas (PA), Petrolina (PE) e Petrópolis (RJ).

Essa etapa vai permitir avaliar as reações dos usuários do serviço, que necessita cadastro, e consistem num exercício-piloto da nova funcionalidade em abrangência controlada. A funcionalidade será ativada para alertas encaminhados pelos órgãos competentes classificados como graves.

O serviço, em operação desde 2017, já tem mais de 9 milhões de usuários cadastrados. Os Estados com mais cadastros são São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná. Interessados em receber as mensagens devem informar o CEP das regiões de interesse ao número 40199.

Evolução cell broadcasting

Em dezembro de 2023, a tecnologia deve mudar para a modaildade cell broadcasting. Assim, estão previstas as seguintes melhorias:

  • não dependência de cadastro prévio;

  • alcance instantâneo de celulares que estiverem encampados nas antenas de telefonia da região em risco (por geolocalização);

  • alarme com aviso sonoro mesmo quando o celular estiver em modo silencioso;

  • sobreposição da mensagem de alerta na tela do aparelho celular, independentemente do conteúdo que estiver em uso.

Esses alertas auxiliam as ações dos órgãos de Defesa Civil na prevenção e redução dos impactos ocasionados por desastres naturais. Eles permitem alertar cidadãos que estejam em localidades de risco de eventos como alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais, chuvas de granizo e outros. O conteúdo é de responsabilidade dos órgãos de Defesa Civil, que dispõem de informações de estudos meteorológicos, geológicos e sismológicos.