Ouvindo...

Procon-SP questiona Instagram sobre exclusão de contas

Falha afetou inúmeros perfis em todo o mundo

Instagram terá de explicar bug ao Procon-SP

Depois de excluir contas, aparentemente sem motivo nem aviso, na segunda-feira (31), o Instagram foi notificado pelo Procon-SP na terça-feira (1º). O pedido quer explicações sobre a instabilidade ocorrida na plataforma, que causou prejuízo aos usuários. Além das contas eliminadas, muitos perfis perderam seguidores.

De acordo com o perfil oficial de comunicação da plataforma, a falha foi generalizada e afetou contas em todo o mundo. O Procon-SP quer saber quantos usuários foram afetados no Brasil e no estado de São Paulo, além de quais providências foram tomadas para resolver a ocorrência.

A rede deve informar quando detectou a instabilidade, se houve outras falhas além da dificuldade de acesso e quais são os impactos da perda de seguidores nos perfis. O prazo para o envio de esclarecimentos é de 72 horas, contadas a partir de terça-feira.

Instagram tem tido bugs frequentemente

Recentemente, o Instagram tem enfrentado muito bugs — a exclusão repentina de perfis é o episódio mais recente. “Um bug levou algumas pessoas a terem dificuldade para acessar suas contas no Instagram”, diz a empresa. Segundo a rede, o erro foi solucionado. “Isso fez que algumas contas notassem uma mudança temporária na quantidade de seguidores. Resolvemos o problema o mais rápido possível e pedimos desculpas pelo inconveniente.”

Acredita-se que a intenção da plataforma era eliminar robôs e contas inativas, mas que usuários legítimos foram afetados pela falha. Na semana passada, por exemplo, houve dificuldade na visualização de Stories e instabilidades na rede social.

A reportagem da Itatiaia entrou em contato com o Instagram para obter um posicionamento da companhia a respeito da notificação. Quando a empresa responder, este conteúdo será atualizado.