Ouvindo...

Metaverso: séries e filmes podem ajudar a compreendê-lo

Algumas produções imaginam a vida real mesclada com o universo digital

Produções audiovisuais ajudam a compreender melhor o metaverso

Depois que o conceito de metaverso foi colocado em prática pela Meta, empresas dos mais diversos segmentos passaram a considerar esse ambiente digital para seus negócios. Com isso, bilhões de dólares têm sido investidos e muito tem sido discutido sobre o tema.

Para quem ainda não entendeu o conceito, há filmes e séries que tratam do assunto e podem ajudar a compreender melhor o que ele representa. Acompanhe, a seguir, alguns deles!

1 – Black Mirror

Série lançada em 2011 e disponível na Netflix. São cinco temporadas com contos de ficção científica que refletem o lado obscuro da tecnologia. Os episódios ajudam a entender o fortalecimento dos laços ou a quebra das barreiras entre os mundos real e virtual a partir do avanço da tecnologia. Algumas dessas comparações se assemelham ao metaverso.

2 – Jogador Nº 1

Este filme de 2018 é dirigido por Stephen Spielberg e pode ser encontrado no Prime Video, na HBO Max e na Apple TV. A ação se passa em 2045 e conta a história de Wade Watts, que prefere viver na realidade virtual do jogo Oasis do que encarar o mundo real. Ele mistura o mundo real com o metaverso.

3 – Westworld

Disponível na HBO Max, essa série de ficção cientifica lançada em 2016 discute a relação entre seres humanos e máquinas. Em um parque de diversões futurista, os visitantes podem viver suas fantasias por meio da consciência artificial enquanto robôs inteligentes enriquecem a experiência. O modo de viver essa experiência é semelhante ao discutido no metaverso.

4 – Upload

Criada em 2019, essa série coloca o conceito do metaverso em prática. A mente pode ser enviada para a nuvem para permitir que um indivíduo viva de forma digital. Quem vive no mundo real pode visitá-lo e interagir naturalmente.