Os golpes na web estão em todos os ambientes e é preciso ficar atento a eles. Uma das fraudes mais recentes envolve uma idosa japonesa de 65 anos e um golpista que se passava por astronauta a bordo da Estação Espacial Internacional (
Não demorou muito e o suposto tripulante espacial disse que estava apaixonado pela idosa, pediu-a casamento e disse que queria morar com ela no Japão. Ele precisava, entretanto, voltar à Terra e havia vários custos envolvidos nesse retorno, como tarifas de pouso no país e ida até o Japão de foguete.
Iludida e encantada, a idosa transferiu ¥ 4,4 milhões (cerca de R$ 160 mil) ao criminoso em pouco mais de duas semanas para cobrir as despesas descritas por ele. De acordo com o jornal local Yomiuri Shimbun, o primeiro contato entre eles ocorreu em junho pelo Instagram. Lá, o criminoso tinha um perfil com fotos tiradas do espaço.
Pouco tempo depois, eles passaram a se comunicar pelo app japonês Line, já que o golpista disse que tinha acesso limitado ao celular. “Eu acreditei nos nomes de instituições reais, como a Nasa e a Jaxa [a agência espacial japonesa]”, diz. Entre 19 de agosto e 5 de setembro, a idosa enviou
Não é a primeira vez que um golpista se passa por astronauta para atrair interessadas no Japão. O jornal japonês Asahi conta que uma mulher de 40 anos interagiu com um suposto astronauta no Instagram, mas encerrou a conversa quando ele pediu para se comunicarem por outro aplicativo. Nesse caso, não houve perda de dinheiro.