Ouvindo...

Samsung confirma invasão e roubo de dados de clientes

Incidente ocorreu nos EUA e, segundo a empresa, registros de identidade e informações financeiras não foram atingidos

Ataque cibernético à Samsung atingiu clientes nos EUA

Clientes da Samsung nos EUA foram afetados por uma invasão cibernética ocorrida em julho. A empresa confirmou o incidente nesta sexta-feira (2), mas ressalta que dados de registro de identidade e números de cartões de crédito e débito não foram atingidos.

Segundo a companhia, os dados expostos incluem nome, contato, data de nascimento, dados demográficos e informações de registro de produtos. Com eles, os criminosos podem entrar em contato com os clientes para tentar aplicar golpes de phishing. Para não ser vítima, a recomendação é não clicar em links desconhecidos nem baixar arquivos enviados por terceiros.

A Samsung não detalha a quantidade total de clientes afetados, mas diz que está notificando todos os atingidos sobre a ocorrência. A empresa informa, ainda, que as “informações afetadas para cada cliente podem variar” e reforça que os dispositivos dos clientes não estão em risco. O caso segue em investigação.

No início do ano, a empresa confirmou que o grupo hacker Lapsus$ foi responsável por roubar quase 200 GB de dados sensíveis de seus servidores. Entre eles, estavam códigos-fonte de dispositivos da linha Galaxy.

A reportagem da Itatiaia entrou em contato com a Samsung para saber se clientes brasileiros podem ter sido vítimas do ataque. Segundo a empresa, o incidente envolve alguns de seus sistemas nos EUA. “Ele não afeta os consumidores brasileiros. Nós tomamos ações para proteger os sistemas dos EUA afetados.”

Além disso, afirma que, como parte da investigação em curso, a Samsung envolveu uma empresa externa de cibersegurança e está colaborando com as autoridades. “Permanecemos comprometidos em proteger as informações de nossos clientes, tratando esse assunto com seriedade”, finaliza.