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Facebook, WhatsApp e Instagram podem cobrar por funções extras

Opção não deve ser adicionada em curto prazo, mas em alguns anos pode ter mais participação

Plataformas devem ganhar recursos pagos

Um memorando interno da Meta, obtido pelo site The Verge, aponta que a empresa pode adicionar funções pagas no Facebook, no Instagram e no WhatsApp. O documento comenta a criação de uma divisão dedicada ao desenvolvimento de recursos pagos.

A decisão vem depois que o segmento de anúncios da companhia foi atingido pelas mudanças implementadas pela Apple no rastreamento de usuários do iOS e o gasto com anúncios digitais diminuiu. O setor vai ser comandado por Pratiti Raychoudhury, que era diretor de pesquisa da companhia.

Embora já tenha recursos pagos em seus aplicativos, a empresa até agora não priorizou a cobrança dos usuários. John Hegeman, vice-presidente de monetização, diz que os recursos pagos não devem se tornar parte significativa do negócio em curto prazo — ou seja, provavelmente não haverá cobranças em breve. “Por outro lado, se houver oportunidades para criar valor e linhas de receita significativas, bem como diversificação, isso pode ser atraente.”

Administradores de grupos do Facebook já podem cobrar pelo acesso a conteúdos exclusivos. O WhatsApp cobra de empresas por determinadas funcionalidades e o Instagram já permite que os criadores cobrem pelo acesso a conteúdo exclusivo. Para Hegeman, nos próximos cinco anos, é possível que os recursos pagos ganhem mais importância nas plataformas da empresa.

WhatsApp Premium

A assinatura do WhatsApp foi apresentada brevemente em uma conferência em maio e deve estar disponível apenas para contas comerciais do WhatsApp Business. Os administradores terão acesso a funções aprimoradas, como a conexão de até 10 dispositivos e a criação de links para chats personalizados. Preço e previsão de lançamento ainda não foram divulgados.

Outras redes sociais têm buscado modelos de cobrança nos últimos anos. O TikTok testa assinaturas pagas para criadores, o Twitter criou o Super Follows e o Discord tem a assinatura Nitro. Paralelamente, Telegram e Snapchat adicionaram recursos adicionais pagos.

Hegeman diz que a Meta tem prestado atenção ao que acontece na indústria. “Várias empresas fizeram coisas interessantes nesse espaço. Espero que possamos aprender e nos inspirar ao longo do tempo.”

A reportagem da Itatiaia entrou em contato com a Meta para que a empresa comentasse o assunto. “Esse grupo estará focado na criação de novos produtos, recursos e experiências que as pessoas poderão comprar. Qualquer novo produto complementará nossos serviços de anúncios já existentes”, diz comunicado oficial da companhia.