Ouvindo...

União Junina Mineira comemora edição do Arraial de Belô: ‘crescimento muito grande’

Após a edição de 2025 contar com nomes de peso da música e ter sucesso de público. O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), confirmou a edição de 2026

O Arraial de Belô, que teve início no fim de semana passado, terminou neste domingo (20). A 46ª edição do Arraial de Belô contou 45 grupos, entre grupo de disputa, grupo de acesso e hoje o grupo especial, além de nomes de peso da música popular brasileira.

A edição de 2025 aconteceu no Estádio Jornalista Felippe Drummond, o Mineirinho, na Pampulha, em BH. Segundo Francine Fernandes, diretora de comunicação, comemorou a mudança de local, que antes era na Praça da Estação.

“O Mineirinho trouxe visibilidade, atraiu outros públicos. Foi excelente pro evento que cresceu muito de um ano para o outro. A gente tinha os quadreiros até tem um um um apego com a Praça da Estação, mas a a magnitude que o o Mineirinho trouxe para a gente não tem preço”, ela explica.

Público

Francine conta ainda que, dada ao número de público, as arquibancadas tiveram que ser abertas para comportar todos os presentes.

Débora Maia Souza Reis, enfermeira, veio de São Paulo e estava curtindo o jogo do Cruzeiro, quando atravessou a avenida e foi para a festa do Arraial.

“Estava no jogo do Cruzeiro, cruzeirense, né? E aí eu vim para festa aqui, tá maravilhosa. Comida gostosa, música boa e cerveja gelada”, ela conta.

Edição 2026

Após a edição de 2025 contar com nomes de peso da música, como Geraldo Azevedo e Fafá de Belém. O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), confirmou a edição de 2026.

“A prefeitura abraçou a causa. A gente tem a agradecer por Porque é cultura, é saúde, é segurança, é, a gente faz um trabalho social muito grande por trás disso tudo, então é importante que tenha alguém acreditando na gente”, contou Francine à Itatiaia.

Leia também

Mestrando em Comunicação Social na UFMG, é graduado em Jornalismo pela mesma Universidade. Na Itatiaia, é repórter de Cidades, Brasil e Mundo
Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.