A retirada das famílias que moram perto de uma barragem que teve o nível de risco elevado em Brumadinho, na Grande BH, segue nesta quarta-feira (30), informou a Defesa Civil.
Ao todo, sete terão de deixar a comunidade de Quéias, localizada na chamada Zona de Autossalvamento (ZAS) da barragem B1-A, da mineradora Emicon.
A evacuação está sendo feita de forma gradativa, de acordo com a Prefeitura de Brumadinho, seguindo o Plano de Contingência e as normas da Defesa Civil Estadual e Nacional.
O coordenador da Defesa Civil de Brumadinho, Marcionílio Maia, disse para onde os moradores estão sendo levados.
“Então, a Defesa Civil Municipal, após uma longa escuta das famílias, nós fizemos com que as famílias escolhessem o local, que eles vão ser realocados, as famílias escolheram esses locais e já estão começando a ser realocados. Alguma família, por exemplo, escolheu um apartamento, outras famílias escolheram o sítio, casa na roça, todos os desejos das famílias estão sendo respeitados para que tenham o mínimo de impacto possível na vida desse cidadão”.
Maia falou, ainda, que, neste primeiro momento, a prefeitura está arcando com os custos, mas que vai buscar ressarcimento na Justiça.
Nota da Prefeitura de Brumadinho
“A Prefeitura de Brumadinho informa que nesta terça-feira (29) teve início a realocação preventiva de duas famílias que residem na Zona de Autossalvamento (ZAS) da Barragem B1, da empresa Emicon Mineração. A ação está sendo coordenada pela Defesa Civil Municipal, por meio da Secretaria de Segurança Pública, Mobilidade e Defesa Civil.
Ao todo, sete famílias deverão ser realocadas, além da transferência de animais como Bovinos, suínos e equinos. A operação está sendo conduzida de forma gradual e planejada, seguindo os protocolos estabelecidos no Plano de Contingência e em conformidade com as normas do Sistema Nacional de Defesa Civil.
É importante reforçar que se trata de uma medida exclusivamente preventiva, conforme previsto em legislação específica para áreas próximas a barragens. Não há risco iminente de rompimento. A ação tem caráter legal e visa garantir a segurança dos moradores da região.
Conforme acordo firmado com o Ministério Público, as famílias que residem em áreas de risco terão até 15 dias, a contar do último sábado (26), para serem realocadas com segurança. Embora a responsabilidade legal pelo suporte às famílias seja da empresa Emicon Mineração, a Prefeitura de Brumadinho assumiu o apoio emergencial à população.
As demais realocações ocorrerão nos próximos dias, também de forma gradual. As famílias estão sendo transferidas para moradias seguras e compatíveis com o tamanho do núcleo familiar, conforme escolha dos próprios moradores.”