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Prefeitura de São Gonçalo inaugura trevo que dá acesso à BR-381

Obra custou R$ 50 milhões e foi feita pelo Executivo municipal

Trevo de São Gonçalo do Rio Abaixo foi inaugurado nesta sexta-feira (27)

O trevo da BR-381, na cidade de São Gonçalo do Rio Abaixo, na Região Central de Minas, foi inaugurado nesta sexta-feira (27), e servirá como importante via de conexão do município com a rodovia federal.

A cerimônia aconteceu às margens do trevo, que foi chamado de Complexo Viário Presidente JK, com a presença do ministros e Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), além do prefeito da cidade, Nozinho (PDT), diversos deputados federais, estaduais, além do ex-procurador-geral de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior.

O trecho que dá acesso a São Gonçalo contou com investimentos de R$ 50 milhões da prefeitura, que é a responsável pela obra. A cidade de São Gonçalo quer agilizar e facilitar o trajeto para entrar no município, e assim, atrair mais investimentos, tendo em vista que a região é um forte polo industrial de Minas.

E ao mesmo tempo, o trevo deve desviar o fluxo de carretas pesadas que precisavam passar pelo centro histórico da cidade.

Segundo o prefeito de São Gonçalo do Rio Abaixo, Nozinho, a obra faz uma ligação entre vários pontos da região.

“Essa obra, construída com o recurso do município, liga a BR-381, a Avenida do Contorno Oeste, que por sua vez conecta a MG-129, que liga a região de Itabira e do Espinhaço, a Cia do Espinhaço. É um acesso estratégico que facilita a mobilidade de quem chega e fortalece, escoando o escoamento da produção e melhora a segurança de todos que circulam por aqui”, afirmou.

Espera pela duplicação

Já o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que o processo de duplicação da BR-381 está avançando no trecho que foi entregue à iniciativa privada e citou ações da concessionária Nova 381 nos primeiros meses à frente da via.

“Eu pude sobrevoar hoje e vi as diversas frentes de obra. A rodovia sendo sinalizada, restaurada, preparada para a duplicação. Duas toneladas de rejeitos nas faixas de domínio, já foram tiradas das margens da rodovia. Os viadutos começando a resolver exatamente os problemas que eles tinham de segurança nas suas laterais. Então isso é, volto a dizer, a política de realização”, avaliou Silveira.

Obra do DNIT

Já o trecho de 31 quilômetros mais próximo à capital mineira, que será de responsabilidade do governo federal, é considerado o mais complexo de todo o projeto de duplicação, entre BH e Governador Valadares.

Um dos trecho, é entre do entroncamento que liga a BR-381 de Caeté até o trevo de Ravena, tem 18 quilômetros. Outro é o que vai do trevo de Ravena até o Anel Rodoviário de BH, próximo à Vila da Luz, tem quase 14 quilômetros.

A obra na parte mais próxima da capital envolve a desapropriação de 300 imóveis e o reassentamento de 1.750 famílias que moram às margens da ‘Rodovia da Morte’. O DNIT planeja o início da obra em 2026, mas o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB) afirmou à reportagem da Itatiaia que espera ver o início da obra ainda em 2025.

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Jornalista graduado pela PUC Minas; atua como apresentador, repórter e produtor na Rádio Itatiaia em Belo Horizonte desde 2019; repórter setorista da Câmara Municipal de Belo Horizonte.