O trevo da BR-381, na cidade de São Gonçalo do Rio Abaixo, na Região Central de Minas, foi inaugurado nesta sexta-feira (27), e servirá como importante via de conexão do município com a rodovia federal.
A cerimônia aconteceu às margens do trevo, que foi chamado de Complexo Viário Presidente JK, com a presença do ministros e Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), além do prefeito da cidade, Nozinho (PDT), diversos deputados federais, estaduais, além do ex-procurador-geral de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior.
O trecho que dá acesso a São Gonçalo contou com investimentos de R$ 50 milhões da prefeitura, que é a responsável pela obra. A cidade de São Gonçalo quer agilizar e facilitar o trajeto para entrar no município, e assim, atrair mais investimentos, tendo em vista que a região é um forte polo industrial de Minas.
E ao mesmo tempo, o trevo deve desviar o fluxo de carretas pesadas que precisavam passar pelo centro histórico da cidade.
Segundo o prefeito de São Gonçalo do Rio Abaixo, Nozinho, a obra faz uma ligação entre vários pontos da região.
“Essa obra, construída com o recurso do município, liga a BR-381, a Avenida do Contorno Oeste, que por sua vez conecta a MG-129, que liga a região de Itabira e do Espinhaço, a Cia do Espinhaço. É um acesso estratégico que facilita a mobilidade de quem chega e fortalece, escoando o escoamento da produção e melhora a segurança de todos que circulam por aqui”, afirmou.
Espera pela duplicação
Já o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que o processo de duplicação da BR-381 está avançando no trecho que foi entregue à iniciativa privada e citou ações da concessionária Nova 381 nos primeiros meses à frente da via.
“Eu pude sobrevoar hoje e vi as diversas frentes de obra. A rodovia sendo sinalizada, restaurada, preparada para a duplicação. Duas toneladas de rejeitos nas faixas de domínio, já foram tiradas das margens da rodovia. Os viadutos começando a resolver exatamente os problemas que eles tinham de segurança nas suas laterais. Então isso é, volto a dizer, a política de realização”, avaliou Silveira.
Obra do DNIT
Já o trecho de 31 quilômetros mais próximo à capital mineira, que será de responsabilidade do governo federal, é considerado o mais complexo de todo o projeto de duplicação, entre BH e Governador Valadares.
Um dos trecho, é entre do entroncamento que liga a BR-381 de Caeté até o trevo de Ravena, tem 18 quilômetros. Outro é o que vai do trevo de Ravena até o Anel Rodoviário de BH, próximo à Vila da Luz, tem quase 14 quilômetros.
A obra na parte mais próxima da capital envolve a