Ouvindo...

Preço do limão dispara mais de 50% em MG, enquanto verduras ficam mais baratas

Clima favorável ajudou hortaliças, mas afetou a produção de frutas em regiões mineiras

Limoeiro

Os preços de legumes e verduras caíram pouco mais de 10% em Minas Gerais, segundo levantamento da CeasaMinas em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV). Batata, tomate e berinjela foram os produtos que mais registraram redução, puxados pelo clima favorável para o cultivo. Por outro lado, as frutas ficaram quase 3% mais caras. A banana e o limão foram os principais responsáveis pela alta: só o limão subiu mais de 50%. Já a banana-nanica avançou 25,7%, reflexo das baixas temperaturas em regiões produtoras.

Em contrapartida, o morango, que está em plena safra, teve queda expressiva de 54,8% — cenário explicado pela baixa demanda, já que o consumo por confeitarias e no preparo doméstico diminuiu.

Leia também

Segundo o supervisor de operações de mercado da CeasaMinas, Rafael Oliveira Silva, a redução em itens como batata (que representa 8% no volume comercializado) e tomate (3,6%) tem impacto direto no bolso do consumidor. “Sempre é importante fazer a pesquisa de mercado”, destaca.

A reportagem também conversou com consumidores que já sentiram o efeito nas compras. Renata Pereira da Silva, que trabalha em uma clínica de estética, disse que percebeu a queda em produtos como batata, tomate, alho e cebola. “Dá até para comprar mais frutas, legumes e verduras e reforçar o sacolão”, contou.

Maria Modesto também notou diferença. “Vim semana passada com o mesmo dinheiro e comprei mais agora do que no mês passado. Até frutas que não costumo levar, como pêssego, maracujá e melão, deu para colocar na sacola”, afirmou.