Uma operação conjunta entre a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) resultou na apreensão de 26 toneladas de
carne bovina estragada e cerca de uma tonelada de
peixes, entre tilápias e tucunarés, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A ação ocorreu na quinta-feira (21), mas foi divulgada nesta sexta (22).
Os produtos estavam armazenados de forma clandestina, completamente
impróprios para consumo, e seriam destinados a bares e restaurantes da região. Durante as diligências, uma mulher foi presa em flagrante. Além das carnes e pescados deteriorados, os agentes encontraram equipamentos usados na manipulação ilegal dos alimentos, como embaladora a vácuo, balança industrial, freezers e etiquetas falsificadas.
Em nota, a Polícia Civil informou que todo o material apreendido será submetido à perícia técnica. Os produtos impróprios para consumo serão descartados após a emissão do laudo pericial.
O
Ministério da Agricultura foi acionado após a constatação de rótulos falsificados com o selo de inspeção federal (SIF). A polícia investiga se os produtos vencidos estavam sendo reembalados com novas datas de validade para voltar ao mercado de forma fraudulenta.