Ouvindo...

Nova fase de obras muda funcionamento do Metrô de BH por 10 dias; veja o que muda

A principal mudança afetará os usuários que partem da estação Vilarinho: os intervalos serão de 15 minutos, com baldeação obrigatória na estação Horto

Metrô de BH

O Metrô de Belo Horizonte vai iniciar uma nova etapa de intervenções na Linha 1, que exigirá baldeações e mudanças nos intervalos dos trens, especialmente nos horários de pico neste sábado (29). A principal mudança afetará os usuários que partem da estação Vilarinho: os intervalos serão de 15 minutos, com baldeação obrigatória na estação Horto.

As obras fazem parte do processo de revitalização do sistema, com previsão de duração de 10 dias e execução 24 horas por dia. As informações foram divulgadas durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira (25).

“Aqueles usuários que embarcarem em Eldorado e precisarem seguir sentido Vilarinho, passando da estação Santa Efigênia, deverão fazer até duas baldeações. Já o usuário que sair de Vilarinho vai com o intervalo de 15 minutos, sempre descendo na estação do Horto para pegar o próximo trem sentido Eldorado”, disse Frank Coelho Dus Ferreira, gerente de operações do Metrô BH.

Leia também: Preço da passagem do metrô de BH aumenta mais de 222% desde 2019

“Então a gente trabalhou com essa perspectiva de impactar menos os nossos usuários, de maneira que aqueles que embarquem em Eldorado e vão até a estação Santa Efigênia não verão o impacto de 15 minutos no horário de pico, e sim de 7 minutos e 30 segundos”, acrescentou.

Segundo Ferreira, julho foi escolhido por ser um mês de férias, especialmente escolares, o que reduz o número de passageiros. “Temos um decréscimo de 20% na demanda”, afirmou. Para minimizar os transtornos, a empresa informou que vai utilizar o sistema de áudio dos trens para orientar os usuários sobre embarque e desembarque.

Leia também

Como funcionará a baldeação e os horários:

A baldeação será necessária para os usuários que precisam ir de Eldorado para Vilarinho e vice-versa, ou seja, que ultrapassem a estação Santa Efigênia no sentido Vilarinho, ou que venham de Vilarinho e sigam para o Centro/Eldorado. Usuários que embarcam em Eldorado e têm como destino final a estação Santa Efigênia não serão afetados.

  • Sentido Eldorado para Vilarinho (além de Santa Efigênia): O passageiro poderá realizar até duas baldeações. A primeira em Santa Efigênia, desembarcando e embarcando no próximo trem, e a segunda na estação Orto, para seguir sentido Vilarinho.
  • Sentido Vilarinho para Centro/Eldorado: O usuário deverá sempre descer na estação do Horto e embarcar no próximo trem. Os intervalos dos trens também terão alterações:

Horário de Pico (6h às 8h30 e 16h30 às 19h):

◦ Partidas de Eldorado (até Santa Efigênia) terão intervalo de 7 minutos e 30 segundos.

◦ Partidas de Vilarinho (com baldeação no Horto) terão intervalo de 15 minutos.

Fora do Horário de Pico e Fins de Semana (sábado e domingo):

◦ O intervalo será de 24 minutos em todo o sistema, e não haverá necessidade de baldeação

Processo de revitalização

O processo de revitalização da Linha 1 foi dividido em quatro trechos. Os trechos 1 e 2 já foram concluídos. As obras atuais estão concentradas no trecho 3, que envolve três fases distintas:

“Consiste em três fases. A primeira é a remoção de toda a grade — é onde de fato o trem trafega. A gente faz a retirada do lastro, dos dormentes e dos trilhos. A segunda fase leva em torno de cinco dias, quando são recolocados todos os componentes novos: novo lastro, novo trilho, novas fixações, novos dormentes. E, por último, a terceira fase leva em torno de dois dias, quando fazemos todo o estudo de topografia e equalização da via”, explicou Ferreira.

Aumento na passagem

A partir do dia 1º de julho, a tarifa vai aumentar de R$ 5,50 para R$ 5,80 - índice de reajuste será de 5,45%, referente ao período de março de 2024 a março de 2025, conforme a resolução com o reajuste foi publicada no Diário Oficial do Estado nessa terça-feira (24).

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.