Ouvindo...

Metanol: morte de homem é investigada por suspeita de intoxicação no Sul de Minas

A suspeita é de um homem de 48 anos que morreu na última terça-feira (14)

Ainda não há confirmação oficial sobre qual foi a bebida ingerida

Um possível morte por intoxicação por metanol está sob investigação em Itajubá, no Sul de Minas. Segundo a Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) a suspeita é de um homem de 48 anos que morreu na última terça-feira (14).

O paciente foi internado no Hospital de Clínicas de Itajubá (HCI) na segunda-feira (13) após apresentar um quadro grave de acidose metabólica refratária. Ainda segundo a SES-MG, ele teria feito uso abusivo de álcool no domingo (12), e morreu no dia seguinte à internação.

Ainda não há confirmação oficial sobre qual foi a bebida ingerida. O hospital já solicitou exames específicos. O resultado é aguardado para a próxima terça-feira (21). A divulgação confirmará ou descartará a suspeita de intoxicação por metanol.

Desde o início das investigações, três casos suspeitos de intoxicação foram descartados no estado. As notificações investigadas eram de Belo Horizonte, Poços de Caldas e da suposta morte em Ipatinga, que acabou sendo registrada duas vezes, como se fosse também de Açucena.

Casos no Brasil

O número de casos confirmados por intoxicação por metanol subiu para 46, de acordo com a atualização do Ministério da Saúde na noite desta sexta-feira (17). O número de mortes segue em 8.

Até o momento, 133 notificações foram registradas, sendo 46 casos confirmados e 87 em investigação. Outras 528 notificações foram descartadas.

São Paulo tem 38 casos confirmados e 44 em investigação, além de Pernambuco (3), Paraná (4) e Rio Grande do Sul (1).

O número de óbitos confirmados permanece em 8, sendo 6 em São Paulo e 2 em Pernambuco. Outros 8 óbitos seguem em investigação: 2 em SP, 3 em PE, 1 no MS, 1 em MG e 1 no PR. Além disso, 26 notificações de óbitos foram descartadas.

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde