Ouvindo...

Mulher é internada em BH com suspeita de intoxicação por metanol

Paciente de 48 anos consumiu bebida alcoólica; Secretaria de Saúde investiga caso e alerta para riscos de produtos irregulares

Intoxicação por metanol: perguntas e respostas sobre sintomas, riscos e investigações

Uma mulher de 48 anos, moradora de Belo Horizonte, está internada com suspeita de intoxicação por metanol após consumir bebida alcoólica. O caso é investigado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), que confirmou a notificação nesta terça-feira (7).

De acordo com a pasta, a notificação foi feita nesta segunda-feira (6) ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Minas Gerais (Cievs-Minas). A paciente está em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da capital. Outro caso, registrado em Poços de Caldas, foi descartado, também nesta segunda.

A SES informou que amostras do material coletado serão enviadas para análise na Polícia Científica de Minas Gerais, conforme protocolo estabelecido pelo estado, e que os resultados devem orientar as próximas etapas da investigação.

“O Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Minas Gerais (CIATox/MG) segue disponível 24 horas para orientações técnicas e assistência em casos de intoxicação”, diz um trecho da nota.

A Secretaria reforçou o alerta sobre o risco do consumo de bebidas alcoólicas de procedência duvidosa. Entre os sintomas de possível intoxicação por metanol estão náuseas, vômitos, dor abdominal, dor de cabeça intensa, tontura, confusão mental e perda ou borramento da visão — sinais que podem surgir entre seis e 72 horas após a ingestão.

A orientação da SES é que qualquer pessoa com esses sintomas procure imediatamente atendimento médico e que casos suspeitos sejam comunicados ao CIATox/MG.

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.