Ouvindo...

Inverno já chegou: veja previsão da estação para Minas Gerais

Segundo o Climatempo, a expectativa é de que o frio seja mais intenso do que em 2024 e 2023; primeira onda de frio no inverno já tem data para começar

Frio vai atingir centenas de cidades de SP

O inverno começou oficialmente e a expectativa é de que o frio fique mais intenso em Belo Horizonte e também em Minas Gerais, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em entrevista à Itatiaia, o meteorologista do Inmet, Claudemir Azevedo, afirmou que o inverno de 2025 será característico pelas chegadas das massas de ar frio, diferente de 2024.

“O inverno 2025 deve ser característico pelas chegadas de massas de ar frio, diferentemente do 2024, que tivemos poucas massas de ar frio atuando sobre Minas Gerais, então espera-se que o inverno tenha mais característica do inverno mesmo, com episódios de tempestade, especialmente no Centro-Sul de Minas Gerais, inclusive na capital mineira e na região metropolitana”, detalhou. Segundo o meteorologista, o tempo deve ficar estável e com presença de sol durante ao longo da estação.

Conforme o Climatempo, a terceira onda de frio no Brasil, sendo a primeira no inverno, já tem data para começar. Segundo o instituto, dois pulsos de ar frio nos próximos dias e uma nova onda de frio se estabelecem nesta segunda (23), com duração até a sexta-feira (27).

De acordo com os meteorologistas, três estados da Região Sul e o estado de Mato Grosso do Sul e em São Paulo, as temperaturas começam a cair a partir de terça-feira (24) e principalmente na quarta (25). O segundo pulso de ar frio fica mais para o final da semana, com outra massa de ar polar entrando no Sul a partir de sexta-feira (27).

Previsão do tempo para as regiões de MG

Conforme Claudemir, o sul de Minas Gerais deve ser o inverno será mais sentido, já que as temperaturas podem chegar abaixo de zero. “A temperatura mínima pode chegar abaixo de zero e aí consequentemente também podemos ter formação de geada durante esses episódios de frio mais intenso”, pontou ele.

Em Belo Horizonte e região metropolitana, as temperaturas devem ficar abaixo de 10 °C quando os episódios de frio forem mais intenso.

Risco de neve e outras precipitações invernais

Com a influência dessas duas massas polares ao longo da semana as temperaturas voltam a cair no sul de Mato Grosso, em Mato Grosso do Sul, no sul de Minas, em São Paulo e com uma queda mais abrangente para o interior e em toda a Região Sul, com indicativo de temperaturas abaixo de 0 °C – condição que pode provocar geada ampla em várias cidades da região, além do risco de neve.

O site do Climatempo alerta que, com o deslocamento destes sistemas ao longo da semana, a chuva se espalha mais pelo país, podendo chegar até mesmo em Goiás e no Distrito Federal.

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.