O
“O inverno 2025 deve ser característico pelas chegadas de massas de ar frio, diferentemente do 2024, que tivemos poucas massas de ar frio atuando sobre Minas Gerais, então espera-se que o inverno tenha mais característica do inverno mesmo, com episódios de tempestade, especialmente no Centro-Sul de Minas Gerais, inclusive na capital mineira e na região metropolitana”, detalhou. Segundo o meteorologista, o tempo deve ficar estável e com presença de sol durante ao longo da estação.
Conforme o Climatempo, a
De acordo com os meteorologistas, três estados da Região Sul e o estado de Mato Grosso do Sul e em São Paulo, as temperaturas começam a cair a partir de terça-feira (24) e principalmente na quarta (25). O segundo pulso de ar frio fica mais para o final da semana, com outra massa de ar polar entrando no Sul a partir de sexta-feira (27).
Previsão do tempo para as regiões de MG
Conforme Claudemir, o sul de Minas Gerais deve ser o inverno será mais sentido, já que as temperaturas podem chegar abaixo de zero. “A temperatura mínima pode chegar abaixo de zero e aí consequentemente também podemos ter formação de geada durante esses episódios de frio mais intenso”, pontou ele.
Em Belo Horizonte e região metropolitana, as temperaturas devem ficar abaixo de 10 °C quando os episódios de frio forem mais intenso.
Risco de neve e outras precipitações invernais
Com a influência dessas duas massas polares ao longo da semana as temperaturas voltam a cair no sul de Mato Grosso, em Mato Grosso do Sul, no sul de Minas, em São Paulo e com uma queda mais abrangente para o interior e em toda a Região Sul, com indicativo de temperaturas abaixo de 0 °C – condição que pode provocar geada ampla em várias cidades da região, além do risco de neve.
O site do Climatempo alerta que, com o deslocamento destes sistemas ao longo da semana, a chuva se espalha mais pelo país, podendo chegar até mesmo em Goiás e no Distrito Federal.