Ouvindo...

Que horas começa o inverno no Brasil? veja a previsão da estação mais fria no ano

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a estação começa com uma frente fria, a partir de segunda-feira (23)

Inverno começou oficialmente nesta sexta (20)

O inverno começa oficialmente nesta sexta-feira (20) no Brasil, às 23h42 do horário de Brasília. A estação mais fria do ano vai até 22 de setembro.

O frio já é sentido em vários municípios, principalmente nas regiões Sul e Sudeste. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a estação começa com uma frente fria, a partir de segunda-feira (23).

A frente fria deve provocar chuvas em áreas entre o norte do Rio Grande do Sul - onde já deixou três mortos - Santa Catarina, Paraná e o sul do Mato Grosso do Sul e faixa sul de São Paulo, de acordo com o instituto.

Além das chuvas, este sistema deve derrubar as temperaturas sobre a Região Sul e áreas do Mato Grosso do Sul já pela manhã. No decorrer do dia, a queda de temperatura deve atingir áreas de São Paulo, sul do Rio de Janeiro, sudoeste do Mato Grosso e até em áreas do sul de Rondônia e do Acre, evidenciando mais um episódio de friagem (quarta do ano).

O frio intenso e a condição para chuva mantêm a expectativa de ocorrência de neve, mesmo que localizada, nas áreas das serras gaúcha e catarinense, na noite de deste mesmo dia.

O frio se intensificará na terça-feira (24), com condições para geada ampla nos três estados do Sul, geada com intensidade variando de moderada a forte entre a serra gaúcha, áreas de Santa Catarina e sul do Paraná. A geada também chega no sul do Mato Grosso do Sul, sudoeste e sul de São Paulo.

A condição de geada deve permanecer na quarta-feira (25) nestas mesmas áreas. E a queda de temperatura deverá ser sentida na faixa sul de Goiás; Triângulo, Zona da Mata e sul de Minas Gerais; e em todo o Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo.

Segundo o Inmet, apesar do frio e da condição de geada fraca a moderada no Sul, a massa fria começa a perder força gradativamente na quarta (25).

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde