Militares do Corpo de Bombeiros de São João del-Rei, brigadistas do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e voluntários retomaram, na manhã desta quarta-feira (8), o combate ao incêndio de grandes proporções que atinge a
Segundo os bombeiros, a estimativa inicial é de que cerca de
“Pela manhã, as temperaturas são mais baixas e tudo parece estar mais controlado. É o momento em que conseguimos resultados mais significativos. Porém, à tarde, a temperatura tende a subir bastante, o que, como vimos ontem, prejudica muito os trabalhos”, explicou o militar.
As causas ainda não foram esclarecidas, mas a suspeita é de incêndio criminoso. A Serra de São José é uma área de proteção ambiental estadual com cerca de 5 mil hectares, localizada em uma região de transição entre a Mata Atlântica e o Cerrado. O território também serve de habitat para espécies raras de plantas e animais ameaçados de extinção.
Além das equipes em solo, as operações contam com o apoio de um helicóptero, usado no mapeamento da área e na distribuição do efetivo, e de duas aeronaves modelo Air Tractor, responsáveis por lançar água nos pontos de difícil acesso.
Segundo o tenente Radamés, o apoio das forças de segurança tem sido essencial.
“Vale ressaltar o importantíssimo apoio da Polícia Militar, que disponibilizou os operadores do helicóptero. Além disso, a Polícia Civil também atua com muito empenho na parte investigativa das causas deste incêndio tão devastador”, destacou. Os Bombeiros informaram que cerca de 60 pessoas participam diretamente ou de forma indireta dos trabalhos de combate.
Veterinários se mobilizam para atender animais afetados
Um grupo de veterinários de São João del-Rei e Tiradentes se organizou para prestar atendimento aos animais atingidos pelo fogo. Os profissionais estão mobilizados para oferecer primeiros socorros e orientar moradores sobre como agir em casos de resgate.
Conforme os militares, o grupo pede que os moradores das proximidades abriguem, dentro das condições de segurança possíveis, os animais que possam se deslocar para áreas residenciais em busca de abrigo.