Ouvindo...

Incêndio consome área equivalente a mais de mil campos de futebol na Serra de São José

Bombeiros seguem combate nesta quarta (8) para evitar avanço do fogo sobre áreas residenciais da cidade histórica

As chamas começaram na noite de domingo e se intensificaram nos últimos dias

Entra no terceiro dia o combate a um incêndio de grandes proporções que atinge a Serra de São José, área de proteção ambiental no entorno da cidade histórica de Tiradentes, no Campo das Vertentes.

Segundo os bombeiros, a estimativa inicial é de que cerca de 750 hectares já tenham sido atingidos. Durante a madrugada desta quarta-feira (8), o local esteve sob monitoramento constante para evitar que o fogo avance sobre áreas residenciais. E agora, pela manhã, as operações de combates estão sendo retomadas.

O combate é dificultado pelo relevo acidentado, pelos ventos fortes que espalham as chamas rapidamente, e pelas altas temperaturas. Além da atuação dos Bombeiros, brigadistas e voluntários, os trabalhos contam com o apoio de uma aeronave que realiza lançamentos de água sobre os focos de difícil acesso.

As chamas começaram na noite de domingo (5) e se intensificaram nos últimos dias.

Leia também

As causas ainda não foram esclarecidas, mas a suspeita é de incêndio criminoso.

A Serra de São José é uma área de proteção ambiental estadual com cerca de 5 mil hectares, localizada em uma região de transição entre a Mata Atlântica e o Cerrado.

O território também serve de habitat para espécies raras de plantas e animais ameaçados de extinção.

Mineira de Resende Costa, Campo das Vertentes. Jornalista formada pela UFSJ, já trabalhou na Rádio Emboabas de São João del-Rei. Na Itatiaia, é editora do Jornal Itatiaia Primeira Edição e do Jornal da Tarde. Além de repórter, principalmente em Cidades