Vídeo: Serra de São José é atingida por incêndio de grandes proporções

Fogo atinge a serra desde domingo; relevo e ventos fortes dificultam o combate

Incêndio de grandes proporções atinge a Serra de São José, área de proteção ambiental em MG

Militares do Corpo de Bombeiros de São João del-Rei e brigadistas do Instituto Estadual de Florestas (IEF) dão continuidade, nesta terça-feira (7), ao combate a um incêndio de grandes proporções que atinge a Serra de São José. A área de proteção ambiental está localizada entre os municípios de Tiradentes e São João del-Rei, no Campo das Vertentes.

O fogo começou na noite desse último domingo (5), e se espalhou rapidamente devido ao tempo seco e aos ventos fortes. Durante essa segunda-feira (6), cerca de quatro Bombeiros e 15 brigadistas atuaram na linha de frente do combate.

Incêndio de grandes proporções atinge prédio na Pampulha, em BH; veja vídeo

As atividades foram interrompidas durante a noite, por segurança, e retomadas nas primeiras horas desta terça-feira. As equipes permanecem no local ao longo de todo o dia, mas ainda não há previsão para a extinção total das chamas.

De acordo com o sargento Bruno, chefe das equipes que atuam no local, “são muitos focos espalhados por toda a região, o que dificulta bastante a organização do combate. Além disso, o relevo acidentado torna muito difícil o acesso às áreas atingidas pela linha de fogo. Trata-se de um trabalho muito complexo”.

Os focos atingem principalmente as regiões do Mangue, Morro da Antena e Solar da Serra. O vento e o tempo seco fazem com que o fogo avance rapidamente, ampliando a área afetada.

Devido à gravidade da situação, o tenente Radamés, comandante do 2º Pelotão de Bombeiros de São João del-Rei, em Minas, informou que novas equipes foram mobilizadas para reforçar o trabalho nesta terça-feira.

Uma aeronave do tipo Air Tractor também está sendo usada para lançar água sobre os focos mais intensos e de difícil acesso. Um helicóptero auxilia na locomoção das equipes pelos pontos de combate.

O trabalho das equipes é concentrado nas primeiras horas do dia e no fim da tarde, quando as temperaturas são mais amenas e o sol menos intenso, o que facilita as ações. Durante a noite, o combate é interrompido por segurança, e as equipes fazem apenas o monitoramento da área.

Confíra o vídeo:

Serra de São José

A Serra de São José é uma área de proteção ambiental com cerca de 5 mil hectares, situada em uma região de transição entre a Mata Atlântica e o Cerrado.

A vegetação reúne características típicas dos dois biomas, abrigando campos rupestres, nascentes e uma rica biodiversidade. O local também serve de habitat para espécies raras de plantas e animais ameaçados de extinção.

(Sob supervisão de Aline Campolina)

Leia também

Izabella Gomes se graduou em Jornalismo na PUC Minas. Na Itatiaia, produziu inicialmente conteúdos para as editorias Minas Gerais, Brasil e Mundo. Atualmente, colabora com as editorias de Educação e Saúde.

Ouvindo...