Ouvindo...

Família procura idoso de 80 anos desparecido em Itabira (MG) há mais de uma semana

Quem tiver informações deve entrar em contato com a polícia ou com a família do desaparecido

Wilton tem 80 anos e ‘está muito fraco’, segundo a sobrinha dele

Wilton Coelho Jácome, de 80 anos, desapareceu há mais de uma semana em Itabira, na Região Central de Minas Gerais. Desde segunda-feira (16), a família busca pelo idoso, que morava com a irmã. Até o momento, os familiares ainda não receberam nenhuma informação sobre o paradeiro do desaparecido.

Tânia Márcia Guerra, sobrinha dele, descreve que Wilton "é muito magro, tem cabelos brancos, está sem dentadura, só anda de cabeça baixa e tem o rosto enrugado”. Ela diz que ela e os familiares não sabem como ele estava vestido no dia em que sumiu, mas que ele costuma usar calça jeans, tênis e camisa de tecido.

Leia também

A saúde do desaparecido preocupa a família. Segundo Tânia, por conta da idade, o tio “está muito fraco, já bateu a cabeça algumas vezes e teve traumatismo craniano”. Além disso, ele faz uso contínuo de medicação. “Se ele está sozinho, deve estar sem tomar os remédios. Deve estar sem orientação, sem saber o caminho de casa”, comenta a sobrinha do desaparecido.

Se encontrar Wilton, ou qualquer pessoa desaparecida, é necessário entrar em contato com a polícia imediatamente, por meio do 190. A família também pode ser informada pelos telefones: (31) 9 8623-3630 e (31) 9 9997-0483.

Familiar desaparecido? Saiba o que fazer

O primeiro passo é registrar um boletim de ocorrência. Não é preciso esperar 24 horas do desaparecimento, como muitos pensam, e quanto mais cedo melhor. Assim que a ausência for notada, é preciso fazer o registro, em uma delegacia ou virtualmente.

Assim que a ocorrência for registrada, um alerta é gerado nos sistemas de informação da polícia. Dessa forma, se o desaparecido for abordado na rua e os policiais consultarem o documento dele, vão encontrar o alerta de desaparecimento.

*Sob supervisão de Lucas Borges

Paula Arantes é estudante de jornalismo e estagiária do jornalismo digital da Itatiaia.