A Escola Estadual José Elias Issa, em
Imagens do circuito de segurança mostram o momento em que dois homens encapuzados percorrem a escola em busca das caixas de energia, que ficam no solo, e retiram os cabos.
A ação criminosa segue por vários minutos e, em uma das imagens, é possível ver um dos ladrões escalar um muro da escola para fugir após cometer o crime.
De acordo com o Boletim de Ocorrência (BO), a situação foi percebida ainda no sábado (6), perto das 6h, quando uma equipe de manutenção foi até a escola para consertar bebedouros.
Os profissionais tentaram ligar os equipamentos, quando notaram a falta de energia. Em seguida, repararam que as caixas estavam abertas e com vários cabos soltos.
Na sequência, a equipe acionou os responsáveis pela escola e a Polícia Militar. Segundo o diretor da escola, Leonardo Tavares, os criminosos entraram pelo muro da frente.
“A gente está juntando todas as informações possíveis para poder passar para a Polícia Civil investigar e encontrar essa quadrilha que parece que são de pessoas experientes nesse tipo de ação, porque fizeram muito rápido. Rápido e foram no local exato de como fazer, o corte, as ferramentas necessárias para realizar a tarefa, então não é qualquer pessoa que fez esse ato na escola nesse final de semana”, afirmou à reportagem.
A administração da escola espera conseguir minimizar os impactos da ação criminosa, mas não descarta a possibilidade de consequências para as aulas no período noturno. Em entrevista à Itatiaia, o diretor da escola, Leonardo Tavares, contou que espera solucionar a falta de energia com agilidade.
“A gente já conseguiu levar energia para funcionar os freezers da escola para manter os alimentos congelados e a gente consiga servir frescos ao longo da semana. Então, os impactos na carga horária dos alunos, a gente ainda vai tentar diminuir o máximo possível, e que a gente consiga fazer com que as atividades da escola sigam normalmente”, explicou o diretor.
(Sob supervisão de Bruno Furtado)