Ouvindo...

Escola é fechada após ordem de despejo em BH, e pais são surpreendidos

Instituição funcionava há 15 anos no local e acumulava dívida de mais de R$ 230 mil em aluguéis e impostos, segundo advogado do imóvel

Pais e alunos foram pegos de surpresa. Por volta das 7h, muitos chegaram para mais um dia de aula e encontraram a operação em andamento

Uma escola infantil que funcionava há cerca de 15 anos em um imóvel no Barreiro, em Belo Horizonte, foi fechada na manhã desta quarta-feira (24), após o cumprimento de uma ordem de despejo. A ação se arrastava havia mais de dois anos, período em que o proprietário não recebeu o pagamento do aluguel.

Segundo o advogado do dono do imóvel, André Víctor Viana Santos, a dívida ultrapassa R$ 230 mil, incluindo aluguéis atrasados, multas, juros e IPTU.

Pais e alunos foram pegos de surpresa. Por volta das 7h, muitos chegaram para mais um dia de aula e encontraram a operação em andamento. Os funcionários não compareceram, apenas a proprietária da escola esteve no local.

De acordo com o advogado, a inadimplência é um problema antigo. Mesmo com acordos firmados ao longo dos anos, todos foram descumpridos. “A oficial de justiça chegou a avisar a inquilina na semana passada, justamente por se tratar de uma escola, mas nenhuma providência foi tomada”, disse Santos.

Leia também:

Leia também

A Justiça havia determinado que a desocupação ocorresse de forma voluntária até 31 de julho, durante as férias escolares, o que não foi cumprido.

A instituição continuou funcionando normalmente e recebendo mensalidades.

Para garantir a retirada, o juiz determinou que o proprietário arcasse com o transporte dos bens da escola. Um caminhão, pago pelo locador, foi usado para levar móveis e materiais para um endereço indicado pela inquilina.

A reportagem da Itatiaia entrou em contato com a escola e aguarda posicionamento.

Jornalista formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH). Na Itatiaia desde 2008, é “cria” da rádio, onde começou como estagiário. É especialista na cobertura de jornalismo policial e também assuntos factuais. Também participou de coberturas especiais em BH, Minas Gerais e outros estados. Além de repórter, é também apresentador do programa Itatiaia Patrulha na ausência do titular e amigo, Renato Rios Neto.
Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.