Ouvindo...

Copasa volta a descartar racionamento de água na Grande BH, mesmo com reservatórios em baixa

Serra Azul está com apenas 44% do volume total; empresa espera recuperação com a chegada das chuvas e reforça uso consciente da água

Segundo Alexandre Virgílio, gerente de produção de água da companhia na Região Metropolitana, essa oscilação é natural nesta época do ano

Os reservatórios Serra Azul e Vargem das Flores, responsáveis pelo abastecimento de quase 4 milhões de pessoas na Região Metropolitana de Belo Horizonte, estão com os níveis baixos devido à falta de chuvas significativas durante o período de estiagem.

O caso mais crítico é o do reservatório de Serra Azul, em Juatuba, que tem capacidade para 40 milhões de metros cúbicos, mas atualmente opera com 44% do volume total — bem abaixo dos 62% registrados no mesmo período do ano passado.

Leia também: Governo Zema descarta impacto de prorrogação do Propag e quer privatizar Copasa

Apesar do cenário, a Copasa afirma que não há risco de racionamento e espera que os níveis voltem a subir com o retorno das chuvas.

Segundo Alexandre Virgílio, gerente de produção de água da companhia na Região Metropolitana, essa oscilação é natural nesta época do ano:

Leia também

“No final do período chuvoso, entramos na estiagem e começamos a tirar mais água do reservatório do que entra. As chuvas precisam primeiro umedecer o solo e recarregar os afluentes antes que o nível volte a subir. Com o avanço do período chuvoso, o volume recupera e o ciclo se repete”, explica.Ele reforça ainda a importância do uso consciente da água:

“Não temos motivos para preocupação, mas é essencial evitar o desperdício e adotar hábitos simples, como reaproveitar a água da lavagem de roupas para limpeza, por exemplo.”