Ouvindo...

Caso Soraya Tatiana: advogado desiste de defender filho que matou a mãe e se pronuncia

Soraya Tatiana Bonfim França, de 56 anos, era professora do Colégio Santa Marcelina, em BH, e foi morta pelo próprio filho; Matteos França Campos confessou à polícia que matou a mãe

Soaraya Tatiana e filho, autor do crime, Matteos França.

O advogado Gabriel Arruda, que representava Matteos França Campos, de 32 anos, acusado de matar a própria mãe, a professora Soraya Tatiana, por enforcamento e abandonar o corpo sob um viaduto em Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, anunciou nesta terça-feira (5) que deixou o caso.

A decisão, segundo o advogado, foi tomada após uma “criteriosa análise” do processo. Em um comunicado oficial, Arruda afirmou que a desistência está relacionada aos “valores éticos e morais” do seu escritório.

“Decidimos não dar prosseguimento à defesa no processo envolvendo a morte da professora Soraya Tatiana. Tal decisão refere-se a valores éticos e morais do nosso escritório”, declarou.

O advogado também expressou solidariedade à vítima: “Reafirmo meus sentimentos a todos os familiares, amigos e alunos da querida professora Tati”, completando que está à disposição para prestar esclarecimentos sobre sua decisão.

Transferência de presídio

Segundo a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública nesta quarta-feira (30), Matteos França Campos, foi transferido novamente de penitenciária. Agora, Matteos segue sob custódia no Presídio de Caeté, onde se encontra desde a última terça-feira (29). A Itatiaia apurou que ele foi ameaçado de morte por outros detentos no presídio Inspetor José Martinho Drumond, em Ribeirão das Neves, na Grande BH, onde 19 presos morreram neste ano.

Antes, ele estava detido no Ceresp Gameleira, em Belo Horizonte, onde também foi alvo de ameaças.

Relembre o caso

Matteos contou à PC que pegou o corpo da mãe e o abandonou sob um viaduto na cidade de Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Após o crime, ele viajou com amigos para a Serra do Cipó, saindo por volta de 20h30 de sexta-feira (18).

Segundo Matteos, ele estava endividado por conta de jogos e apostas na internet e por empréstimos consignados o que motivou a briga com a mãe. Ele afirma que matou a mãe enforcada. O corpo de Soraya Tatiana foi abandonado sob um viaduto na cidade de Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na última sexta-feira (18). Matteos disse que agiu sozinho.

Os laudos da Polícia Civil apontam, até o momento, que Soraya Tatiana não foi vítima de violência sexual.

Prisão do filho

A informação da prisão de Matteos França foi divulgada na tarde da sexta (25) pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), que parabenizou a polícia, mas não divulgou a identidade do suspeito. “Toda solidariedade aos familiares, amigos e alunos. Parabéns aos policiais por mais esta resposta rápida contra o crime. Em Minas, criminoso não tem vez!”, escreveu Zema.

Professora encontrada morta

O corpo de Soraya Tatiana Bonfim França, de 56 anos, foi encontrado, no último domingo (20), em Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) foi acionada por uma denúncia anônima.

A vítima estava tampada parcialmente por um lençol, vestia somente a parte superior das roupas, tinha sinais de violência e estava sem documentos de identificação. Ela estava desaparecida desde a noite de sexta-feira (18).

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.
Repórter policial e investigativo, apresentador do Itatiaia Patrulha.