De acordo com a Defesa Civil, a temperatura máxima pode chegar a 34 °C nesta quinta-feira, com umidade relativa mínima em torno de 12% durante a tarde — índice comparado ao clima de deserto. O inverno termina oficialmente no dia 22 de setembro, quando se inicia a primavera.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), valores entre 20% e 30% já configuram estado de atenção, enquanto índices abaixo de 20% são considerados de alerta. O nível ideal para o organismo humano varia entre 40% e 70%.
Leia também:
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) explica que uma massa de ar seco predomina sobre o Brasil Central, garantindo céu claro em praticamente todo o estado e favorecendo a elevação das temperaturas ao longo da tarde. Confira as recomendações:
- Hidrate-se durante o dia; ⠀
- Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas; ⠀
- Evite frituras; ⠀
- Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água; ⠀
- Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas; ⠀
- Evite banhos com água muito quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante; ⠀
- Em caso de problemas respiratórios procure um especialista;
- Não provoque queimadas em lotes vagos, matas ou florestas. Em caso de incêndio avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).
Fonte: Defesa Civil
Até o momento, o dia mais quente do ano foi em 14 de março, quando os termômetros marcaram 34,6 °C às 15h. Na sequência, aparecem os dias 21 de janeiro (34,4 °C), 22 de janeiro (34,3 °C), 18 de fevereiro (34,1 °C) e 15 de março (33,9 °C), todos em períodos da tarde, reforçando a tendência de calor intenso na capital mineira.
Nesta manhã, os termômetros marcaram mínima de 15,4 °C, mas a sensação térmica chegou a 0,9 °C às 6h.
Em Minas
No Norte do estado, segundo o Inmet, as temperaturas podem chegar a 38 °C. Índices críticos de umidade também são previstos em quase todas as regiões mineiras, com valores podendo cair abaixo de 12% no Triângulo Mineiro e no Noroeste.