O Metrô de Belo Horizonte fará uma nova etapa de revitalização da via entre os dias 19 e 23 de novembro, o que vai alterar os intervalos e o fluxo de operação, principalmente no trecho entre Vilarinho e a Estação Central.
Durante o período, o intervalo geral será de 22 minutos, tanto no pico quanto fora dele. Nos dois dias úteis afetados pelas obras (19 e 21), haverá “trens extras” saindo da Estação Eldorado até a Estação Central, com intervalo reduzido de 11 minutos. Já para quem segue de Vilarinho a Eldorado, o intervalo continuará em 22 minutos.
O trecho em obras fica entre as estações Horto e Santa Inês, com 145 metros de extensão. A escolha da data, segundo a equipe técnica, foi estratégica: “Nós escolhemos exatamente esse período por se tratar do dia 20, um dia de feriado, e automaticamente o 21 ele é muito emendado por muitas pessoas, no qual o nosso sistema ele recebe menos usuários”.
Leia também:
Moradores da região Oeste de BH atingidos por obras do metrô se revoltam com indenização: ‘Não estou dormindo’ Dia da Bike: BH tem 105 km de ciclovias e reclamações constantes de usuários
As obras incluem a substituição completa da grade ferroviária. De acordo com o gerente de manutenção, Frank Ferreira, a intervenção é resultado de monitoramento contínuo: serão dois dias para desmontar a grade antiga, dois para instalar a nova e o último para ajustes de geometria e segurança.
A orientação aos usuários será reforçada. Equipes estarão nas plataformas e nos trens para auxiliar o embarque correto, além de avisos sonoros. A operação informa que não haverá baldeação e que passageiros que embarcarem no sentido errado poderão desembarcar e retornar.
A circulação normal será retomada na segunda-feira, após o fim dos trabalhos, com intervalos de 7 minutos e meio. A administração do metrô afirma que esta deve ser a última manutenção do ano.