Enem 2025: pedido de reaplicação de provas pode ser feito até esta sexta (21)

Provas serão reaplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro para estudantes que tiverem solicitação aprovada

Pedido de reaplicação de provas vai até sexta-feira (21)

Participantes que perderam um ou dois dias de prova do Enem por problemas logísticos, desastres naturais ou doenças infectocontagiosas já podem solicitar a reaplicação. O prazo vai até as 12h de sexta-feira (21), no horário de Brasília.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), haverá apenas uma reaplicação, marcada para os dias 16 e 17 de dezembro. Quem se sentiu prejudicado por falta de energia ou outros fatores externos também pode fazer a solicitação, que já está disponível desde essa segunda (17).

Como pedir a reaplicação do exame

O pedido deve ser feito na Página do Participante, no site do Inep, usando login Gov.br. É necessário enviar um documento legível, em português, que comprove o motivo da ausência e esteja datado no dia da prova perdida.

Quem tem direito

Participantes de cidades atingidas por desastres naturais têm reaplicação garantida. O Ministério da Educação (MEC) citou o caso de Rio Bonito do Iguaçu (PR), que teve o Enem suspenso após um tornado destruir 90% da cidade no dia 7 de novembro.

O edital também permite reaplicação para quem perdeu a prova por doenças infectocontagiosas, como tuberculose, varíola, monkeypox, influenza A e B, sarampo, rubéola, catapora ou covid-19.

Problemas logísticos válidos

Entre os problemas aceitos estão desastres naturais que afetem o local de prova, falta de energia que comprometa a realização do exame e erros de execução durante a aplicação.

Análise dos pedidos

O Inep avalia cada caso individualmente. Só pode participar da reaplicação quem tiver o pedido aprovado.

O candidato fará apenas a prova do dia em que não conseguiu comparecer.

(Sob supervisão de Aline Campolina)

Leia também

Izabella Gomes é estudante de Jornalismo na PUC Minas e estagiária na Itatiaia. Atua como repórter no jornalismo digital, com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo.

Ouvindo...