Ouvindo...

Belo Horizonte amplia vacinação contra dengue para mais de 90 centros de saúde

Com novas doses da Qdenga, prefeitura aumenta pontos de aplicação; cobertura vacinal segue abaixo da meta

Brasil inaugura maior biofábrica do mundo de mosquitos da dengue ‘do bem’

Belo Horizonte vai ampliar, a partir desta terça-feira (22), o número de centros de saúde que aplicam a vacina contra a dengue. Com a chegada de mais de 13 mil novas doses, o total de unidades que oferecem o imunizante passa de 54 para mais de 90. Os endereços atualizados devem ser divulgados após as 18h desta segunda-feira (21).

A vacinação é destinada a crianças e adolescentes de 6 a 14 anos. Desde o início da campanha, em fevereiro deste ano, cerca de 155 mil doses da vacina Qdenga foram aplicadas na capital — sendo aproximadamente 109 mil como primeira dose e 46 mil como segunda.

Leia também: Brasil inaugura maior biofábrica do mundo de mosquitos da dengue ‘do bem’

A cobertura vacinal atual é de 48,9% para a primeira dose e 20,8% para a segunda, ainda distante da meta de 90% estabelecida pelo Ministério da Saúde.

Leia também

O esquema vacinal prevê duas doses com intervalo de três meses. Em casos de infecção recente por dengue, a recomendação é aguardar seis meses após o início dos sintomas para iniciar a imunização. Se a pessoa for infectada após a primeira dose, a segunda aplicação deve respeitar um intervalo mínimo de 30 dias a partir do início da doença.

Para se vacinar, é obrigatória a presença dos pais ou responsáveis, além da apresentação de documento com foto ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de endereço e cartão de vacina.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.