Ouvindo...

Novo atrativo turístico será lançado no Sul de Minas na próxima semana

Circuito Nacional do Café será lançado durante a Expocafé.

Rota vai unir cidades produtoras de café.

O Circuito Nacional do Café, uma nova rota turística criada para proporcionar experiências gastronômicas e culturais, será lançado na próxima semana durante a Expocafé, que acontece no aeroporto de Três Pontas. O lançamento está marcado para terça-feira (27), às 11h.

A rota atravessa 51 municípios produtores de café e foi reconhecida como o 14º Monumento Nacional. Ela vai conectar as fazendas cafeeiras do interior de Minas Gerais ao estado de São Paulo, até o porto de Santos. Durante a Expocafé, os visitantes poderão conhecer um estande com demonstrações de experiências imersivas que serão oferecidas ao longo da rota.

O evento oficial de inauguração do circuito acontecerá em junho, com o lançamento do Marco Zero do Circuito Nacional do Café, que será instalado em cada cidade participante.

Leia também

Turista é protagonista na história do café: da aventura à gastronomia

No Circuito Nacional do Café, o visitante se torna a chave principal de uma imersão que envolve natureza, esporte, cultura, gastronomia, projetos sociais e hospitalidade. A vivência de cada turista vai se desdobrar em múltiplas experiências: visitas às fazendas produtoras, harmonizações com cafés especiais, feiras gastronômicas, oficinas culturais, trilhas ecológicas, cavalgadas, roteiros de bike, passeios com Jeeps, UTVs e motos.

A Rota contará com um calendário anual de expedições e eventos que movimentarão as cidades participantes, revelando os sabores, saberes e paisagens que fazem do café brasileiro uma potência mundial. Entre as ações previstas, destacam-se a Corrida do Café, uma das primeiras grandes ativações do projeto, que percorrerá trechos da rota e passará por fazendas produtoras, conectando esporte, saúde e história.

Tecnologia a favor do turismo

O Circuito também aposta na tecnologia para ampliar a conexão com o público. Um aplicativo com audio guias, trilhas turísticas e georreferenciamento já está em fase de desenvolvimento, além da implantação de QR Codes em marcos turísticos e painéis informativos espalhados pelas cidades. Cada município receberá um totem oficial, onde os visitantes poderão “carimbar” sua passagem no passaporte da rota, colecionando experiências e memórias.

Integrantes da rota

As cidades participantes são Aguanil; Alfenas; Alpinópolis; Arcos; Araxá; Areado; Bandeira do Sul; Bambuí; Boa Esperança; Botelhos; Cabo Verde; Campanha; Campestre; Campo Belo; Campos Altos; Cambuquira; Carmo de Minas; Carmo do Paranaíba; Carmo do Rio Claro; Conceição do Rio Verde; Cristina; Cristais; Elói Mendes; Formiga; Guaranésia; Guaxupé; Iguatama; Ilicínea; Lagoa Formosa; Machado; Monte Belo; Muzambinho; Oliveira; Paraguaçu; Patos de Minas; Patrocínio; Pedralva; Pouso Alegre; Santa Rita do Sapucaí; Santana da Vargem; Santos; São Francisco de Paula; São Gotardo; São José do Alegre; São Lourenço; São Paulo; São Sebastião do Paraíso; Tapiraí; Três Corações; Três Pontas; Varginha.