Ouvindo...

Minas lança curso de formação de examinadores de trânsito para professores da Educação Básica da Grande BH

Programa de Formação de Examinadores de Trânsito será ofertado pela Fundação João Pinheiro

Carro auto-escola

Professores da Educação Básica da Grande BH poderão atuar como avaliadores de trânsito nas bancas examinadoras dos processos de habilitação de carros em Minas Gerais. Para isso, os educadores interessados deverão se inscrever para o Programa de Formação de Examinadores de Trânsito, que será ofertado pela Fundação João Pinheiro.

No total, programa irá disponibilizar 420 vagas, destas 400 para servidores efetivos da carreira de Professor de Educação Básica em exercício nas Superintendências Regionais de Ensino – Metropolitanas A, B e C. As outras 20 serão voltadas para servidores das unidades administrativas da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG).

“A ampliação do número de examinadores é muito importante nesse momento para a gente atender uma necessidade da população de ampliação dos horários e da ampliação da disponibilidade de vagas em horários distintos daqueles que hoje são praticados”, explica Christiane Lazzarotti, Coordenadora Estadual de Gestão de Trânsito.

Segundo a coordenadora, o programa é uma das muitas medidas que estão sendo tomadas para modernizar a aplicação dos exames de direção em Minas Gerais. “A formação de examinadores vai trazer essa modernização para o processo, isso inclui a busca por tecnologia, inclui também a busca por novos formatos de aplicação dos exames, por revisão dos locais, então é um conjunto de ações que vão garantir essa melhoria em um curto espaço de tempo”, comenta.

Como fazer para inscrever?

As inscrições deverão ser efetuadas exclusivamente no site da Escola de Governo da FJP. A lista dos servidores que tiverem as inscrições efetivadas será divulgada no site www.transito.mg.gov.br.

Ao todo, o curso tem 220 horas-aula, com conteúdo teórico e partes práticas vivenciais. O processo de formação também contempla uma avaliação psicológica para fins pedagógicos, frequência mínima de 75% e avaliação com aproveitamento mínimo de 70%, em cada módulo.

Leia também

Ana Luisa Sales é jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, já passou por empresas como ArcelorMittal e Record TV Minas. Atualmente, escreve para as editorias de cidades, saúde e entretenimento
Mineira de Resende Costa, Campo das Vertentes. Jornalista formada pela UFSJ, já trabalhou na Rádio Emboabas de São João del-Rei. Na Itatiaia, é editora do Jornal Itatiaia Primeira Edição e do Jornal da Tarde. Além de repórter, principalmente em Cidades