Ouvindo...

Funeral do Papa Francisco tem vigília pela alma do santo pontífice na Grande BH

Católicos de Santa Luzia oram desde as primeiras horas da manhã e acompanham a Missa de Exéquias no Vaticano

Dezenas de pessoas participam, desde as primeiras horas da manhã deste sábado (26), de uma vigília em memória do Papa Francisco. O ato religioso acontece na Paróquia Santíssima Trindade no Bairro Cristina em Santa Luzia, na grande BH.

Os fiéis rezaram o terço e acompanharam a transmissão da Missa Fúnebre do Papa, no Vaticano. A paróquia é cuidada pelos padres Jesuítas (Companhia de Jesus), Congregação da qual o Papa Francisco fazia parte.

Veja vídeo da vigília:

Leia também

Emoção e fé

Para a estudante de psicologia Júlia, de 10 anos, o Papa Francisco deixa o legado de uma igreja para todos. “Eu acho que fazer a memória da vida dele fortalece a nossa fé. É muito emocionante poder viver esse momento, por mais triste que seja, mas é um momento de revolução dentro da igreja”, explicou ao falar sobre sua participação na vigília.

A professora Suzane, que também participa da vigília, acredita que o Papa Francisco deixa uma mensagem universal, independente de religião. “Ele foi uma liderança mundial e vocalizou valores importantes nesse momento tão tenso, principalmente em relação à acolhida dos pobres, migrantes e necessitados. São valores universais, não apenas católicos”, explicou.

Funeral do Papa Francisco

Os católicos de Santa Luzia se unem em oração a milhões de fiéis em todo o mundo e aos 200 mil fiéis que acompanham a Missa de Exéquias do Papa Francisco na Praça de São Pedro.

A cerimônia começou às 5h deste sábado, 26, no horário de Brasília. Ao fim da missa será feita a trasladação do corpo do Santo Padre à basílica de Santa Maria Maior, onde ele será sepultado.

Jornalista formado pela Universidade FUMEC com ênfase em Gestão de Crises Institucionais. Na Itatiaia desde 2017, cobriu grandes eventos ligados à Igreja Católica, como a beatificação da mineira Isabel Cristina Mrad Campos e a morte do Papa Emérito Bento XVI, em 2022. Além de repórter, é produtor e editor do programa “Café com Notícia”