Ouvindo...

Conheça o milagre de Santa Maria Maior, basílica em que papa Francisco será sepultado

Local da construção da igreja foi indicado pela Virgem Maria ao Papa Libério por meio de um floco de neve em pleno verão italiano

A imagem da Salus populi romani durante celebração na Basílica de Santa Maria Maior em 2024.

O Papa Francisco, morto aos 88 anos na última segunda-feira (21), será seputado na Basílica de Santa Maria Maior. O local específico indicado em seu testamento tinha um forte significado para o Papa, jesuíta e devoto de Maria.

O portal da Basílica de Santa Maria Maior explica que “o Papa Francisco coloca suas viagens apostólicas sob proteção da Salus Populi Romani, que costuma visitar antes da sua partida e depois do seu regresso”. A Salus é uma pintura realizada em uma placa de cedro atribuída ao evangelista São Lucas, que é patrono dos pintores. Ela mostra Nossa Senhora de pé, com o menino Jesus em seu colo.

Mas você sabia que essa Basílica que vai receber o corpo de Francisco é fruto de um milagre?

Leia também

Nossa Senhora das Neves

Foi em 5 de agosto do ano 358, no meio de um verão quente da Itália, que o Papa Libério testemunhou um milagre. Durante a noite, a Virgem Maria apareceu para ele em sonho e contou que, na manhã seguinte, ele encontraria neve fresca em um local específico de Roma. Ali, deveria construir uma basílica dedicada a Nossa Senhora.

Na manhã seguinte, o Papa Libério encontrou a neve na região do Monte Esquilino. Foi ali que traçou o perímetro para construir o que, hoje, é a Basílica de Santa Maria Maior.

A história do milagre tem uma segunda versão, que dá conta de que Maria apareceu em sonho a um casal que desejava ter um filho e que esse casal avisou a neve, após contar ao Papa. Em todos os casos, o fenômeno climático se deu em pleno verão e no mesmo ponto - no topo do Monte Esquilino.

É nesse local que o Papa Francisco pediu para ser sepultado, onde estará ao lado de outros sete pontífices que repousam no local.

Cerimônia do 5 de agosto de 2024, em honra de Nossa Senhora das Neves, que relembra o milagre fundador da Basílica de Santa Maria Maior

Curiosidades e relíquias

O milagre fundador da basílica é celebrado anualmente. Todo dia 5 de agosto uma chuva de pétalas de rosas brancas relembra o milagre e a devoção a Nossa Senhora.

A basílica também é guardiã de relíquias da igreja Católica, como uma parte da manjedoura em que repousou o Menino Jesus (Relíquia do Santo Berço) e os restos mortais de São Matias e de São Jerônimo.

Coordenadora de jornalismo digital na Itatiaia. Jornalista formada pela UFMG, com mestrado profissional em comunicação digital e estratégias de comunicação na Sorbonne, em Paris. Anteriormente foi Chefe de Reportagem na Globo em Minas e produtora dos jornais exibidos em rede nacional.