O Vaticano se tornou o centro das atenções mundiais nesta quarta-feira, 23 de abril, com o início do velório público do Papa Francisco na Basílica de São Pedro. A cerimônia, que começou por volta das 11h (horário local), deve se estender até a próxima sexta-feira, dia 25, atraindo fiéis e admiradores de todo o mundo.
Eustáquio Ramos, enviado especial da Rádio Itatiaia, relatou ao vivo da Praça de São Pedro a impressionante movimentação de pessoas. ‘A Praça de São Pedro é o local mais movimentado, mais concorrido de todo o mundo’, afirmou o jornalista, descrevendo a presença de ‘milhares de pessoas’ e ‘centenas de jornalistas de todos os continentes’.
Diversidade de público
O
Um taxista local, em conversa com o repórter, destacou o legado do Papa como ‘uma figura voltada para os pobres, para os mais necessitados’. Esta percepção parece ser compartilhada por muitos dos presentes, que enfrentam longas filas para prestar suas últimas homenagens.
Cerimônias e funeral
Antes da abertura do velório ao público, houve uma procissão com o caixão do pontífice. O funeral oficial e o enterro estão programados para o sábado, com a presença confirmada de cerca de 200 autoridades, incluindo chefes de estado e monarcas.
Atendendo ao desejo expresso em seu testamento, o
A morte do Papa Francisco marca o fim de um pontificado que deixou uma marca profunda na Igreja Católica e no mundo. Sua abordagem voltada para os mais necessitados e seu carisma atraíram