Três pessoas morreram em um grave acidente entre um ônibus e um carro na BR-040, na altura do KM 419, próximo ao trecho de Curvelo, na Região Central de Minas. A batida aconteceu durante a madrugada desta sexta-feira (11) e mobilizou o Corpo de Bombeiros e agentes da Polícia Rodoviária Federal. Ao todo 29 passageiros estavam no ônibus e não se feriram.
Segundo informações do SAMU, o ônibus seguia de Brasília para Belo Horizonte. De acordo com os militares, os mortos são os motoristas dos veículos e um passageiro. Uma mulher foi ejetada para fora do veículo. No carro estava um bebê que foi socorrido e encaminhado para o Hospital Municipal de Sete Lagoas em estado grave.
A Polícia Civil (PC) faz a perícia no local. O trânsito por volta de 08h45 ainda estava parcialmente interditado no trecho.
Por meio de nota, a Viação Amarelinho, responsável pelo ônibus lamentou o ocorrido e disse que “outro veículo foi solicitado para que todos os passageiros que não se feririam seguissem viagem com segurança até Belo Horizonte, onde chegaram por volta de 9h30”.
Em outro trecho a nota diz: “Estamos colaborando integralmente com as autoridades para esclarecer as circunstâncias do acidente e reforçamos nosso compromisso com a segurança em todas as nossas operações. A empresa confirma que o ônibus era um veículo novo, em bom estado de conservação, equipado com sistema de telemetria, e com as devidas licenças, inclusive da ANTT, em dia - assim como a documentação do motorista, que estava regular”.
A Buser também lamentou o caso e diz que “o veículo estava com a documentação e licenças em dia”.
Confira as notas na íntegra:
Viação Amarelinho
“A Viação Amarelinho lamenta profundamente o acidente ocorrido na madrugada desta sexta-feira, 11 de abril, envolvendo um ônibus que fazia o trajeto entre Brasília (DF) e Belo Horizonte (MG). Segundo informações preliminares, o veículo foi atingido por um carro de passeio que trafegava na contramão, na altura da cidade de São Sebastião (MG).
Com pesar, a empresa confirma o falecimento do motorista, além dos óbitos dos ocupantes do veículo terceiro. Neste momento, a prioridade é prestar toda a assistência necessária à família do colaborador, assim como oferecer suporte aos familiares das demais vítimas.
Os passageiros do ônibus não se feriram e, com agilidade, disponibilizamos outro veículo para que todos pudessem seguir viagem com segurança até Belo Horizonte, onde chegaram por volta de 9h30.
Estamos colaborando integralmente com as autoridades para esclarecer as circunstâncias do acidente e reforçamos nosso compromisso com a segurança em todas as nossas operações. A empresa confirma que o ônibus era um veículo novo, em bom estado de conservação, equipado com sistema de telemetria, e com as devidas licenças, inclusive da ANTT, em dia - assim como a documentação do motorista, que estava regular.
Mais uma vez, a empresa se solidariza com todos os afetados pelo acidente e segue à disposição para prestar todo o apoio necessário neste momento tão difícil”.
Nota Buser
“A Buser lamenta profundamente o acidente ocorrido nesta sexta-feira (11/04), na altura da cidade de São Sebastião (MG), com um ônibus da empresa parceira Amarelinho.
Desde o primeiro momento, a plataforma vem acompanhando o caso de perto e, junto à empresa, está prestando todo o apoio necessário aos familiares do motorista e aos demais passageiros da viagem.
A Buser explica que o veículo estava com a documentação e licenças em dia. O ônibus também possuía tecnologias de segurança, como câmera de fadiga (permitindo confirmar que não havia sinal de cansaço ou desatenção por parte do motorista) e sistema de telemeteria (atestando que o condutor estava em velocidade compatível com a via quando ocorreu o acidente).
Tendo a segurança como uma das premissas fundamentais para sua operação, a plataforma adota uma série de medidas, como equipe de monitoramento 24 X 7 e um rigoroso controle de qualidade das empresas parceiras, incluindo avaliação documental das fretadoras e motoristas, visitas às garagens para validação da infraestrutura do operador e processos de reciclagem de aprendizado aos motoristas”.