Ouvindo...

‘Extremamente dedicado’, diz coronel sobre PM que morreu ao tentar impedir homem de pular de viaduto

O solado Matheus de Souza Ribeiro era natural de Três Marias, faixa preta de jiu-jitsu, recém-casado e conhecido por sua paixão pela atividade policial

O corpo do soldado da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) Matheus de Souza Ribeiro, que perdeu a vida ao tentar impedir o suicídio de um homem em um viaduto sobre a BR-040, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, será sepultado no Bosque da Esperança, no bairro Jaqueline, na região Norte. A data e o horário ainda não foram definidos.

De acordo com a família, a despedida vai ocorrer com todas as honrarias militares. A previsão é de que o solado seja enterrado fardado. O solado era natural de Três Marias, faixa preta de jiu-jitsu, recém-casado e conhecido por sua paixão pela atividade policial.

Ele trabalhava na corporação há sete anos e, segundo colegas, era “extremamente dedicado, proativo e responsável”.

Leia também

O que aconteceu

Nessa segunda-feira (24) à noite, Matheus tentava retirar o rapaz da beira do viaduto quando, em um movimento brusco, ambos caíram sobre a rodovia. O homem que tentava suicidar morreu na hora, enquanto o soldado Mateus foi levado em estado gravíssimo para o Hospital Municipal de Contagem, onde faleceu pouco tempo depois.

O tenente-coronel Vanderson Junior, comandante do 18º Batalhão, descreveu a dinâmica da ocorrência: “Nosso militar atuou como primeiro interventor, conforme treinamento. Eles chegaram, verbalizaram e acionaram o Corpo de Bombeiros para apoio. Em certo momento, o autor se exaltou e se debruçou pela mureta do viaduto. Num ato heroico, nosso militar não hesitou e tentou agarrá-lo para evitar a queda”.

Ato heroico com desfecho trágico

O comandante ressaltou a altura significativa do viaduto, estimada em mais de 10 metros. “Imediatamente, as equipes presentes socorreram o militar. Uma ambulância que passava no momento realizou o atendimento imediato, levando-o ao hospital”, explicou.

A tragédia ressalta os riscos enfrentados diariamente pelos policiais. 'É um juramento, mas é a realidade do policial. Ele sai todo dia sem saber se volta para casa’, concluiu o comandante, enfatizando o ato de heroísmo do soldado.

A corporação emitiu uma nota lamentando o ocorrido. Leia na íntegra

“A Policia Militar de Minas Gerais (PMMG) lamenta profundamente falecimento do Soldado PM Matheus de Souza Ribeiro, pertencente à 131a Cia PM/ 18° BPM/ 2* Região de Policia Militar. Neste momento de imensa dor, manifestamos nossa solidariedade a família, amigos e irmãos de farda, compartilhando o sentimento de uma perda irreparável. O Soldado Matheus dedicou sua vida ao compromisso de proteger a sociedade mineira e faleceu em serviço cumprindo com honra e bravura sua missão de salvar vidas.

A PMMG reafirma seu apoio incondicional à família enlutada e a todos os militares que se despedem de um herói que deu a própria vida pelo bem da população. Seu exemplo de coragem e dedicação jamais será esquecido.”

Repórter policial e investigativo, apresentador do Itatiaia Patrulha.
Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.
Ita
A Ita é a Inteligência Artificial da Itatiaia. Todas as reportagens produzidas com auxílio da Ita são editadas e revisadas por jornalistas.
Leia mais