Ouvindo...

Lar de idosos é interditado em Ribeirão das Neves

Local não tem acessibilidade e nem alvará de funcionamento

Uma Instituição de Longa Permanência, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi interditada após vistoria da Vigilância Sanitária, a pedido do Ministério Público.

O local fica na rua São João Evangelista, bairro Sevilha B, em Ribeirão das Neves.

De acordo com informações do proprietário Matheus Rithiele de Souza Pinheiro, a instituição não tem alvará de funcionamento, e ainda estava funcionando na manhã desta quinta-feira (20). O dono tem prazo de sete dias, contados a partir de quarta-feira (19), para fechar o local e dar um novo destino aos idosos.

Durante o período de funcionamento de seis meses da casa, oito idosos vieram a falecer. Dois faleceram dentro da instituição, e o proprietário afirma que as mortes foram de causas naturais, sem nenhuma relação a maus tratos. Já os outros seis, morreram no hospital.

Após a interdição da Vigilância Sanitária, dentre os 20 idosos que residem no local, dois já foram retirados por familiares A casa ainda abriga um jovem autista.

Falta de acessibilidade

À Itatiaia, o proprietário contou que foi surpreendido pela vigilância sanitária. Ele alega que não foi dado a ele nenhum prazo para adequação física do local.

O Lar de Idosos tem dois pavimentos e o acesso é feito por meio de escada. A recomendação, já que muitos idosos usam cadeira de rodas, é que o acesso seja feito por meio de rampa.

Leia também

Falta de alvará e irregularidades

Sobre a falta do alvará de funcionamento ( documento importante que autoriza uma empresa a operar em um local específico) , o proprietário afirma que está com problemas no CNPJ da empresa, que estaria em processo de transferência de local.

Isso se deve ao fato de, há 6 meses, eles funcionavam em Sabará, também na região metropolitana. O imóvel foi entregue, conforme o dono, por problemas de estrutura, quando ele decidiu se instalar em Ribeirão das Neves.

Em nota, a prefeitura de Ribeirão das Neves detalha que durante a inspeção, realizada ontem, na quarta-feira (19), acompanhada pelo responsável legal da instituição, foram identificadas diversas irregularidades.

“No local, encontravam-se 20 idosos, a maioria com grau de dependência e um jovem de 21 anos com diagnóstico de autismo. As condições sanitárias estavam em desacordo com a legislação vigente, o estabelecimento funcionava sem alvará sanitário e não contava com a presença de responsável técnico habilitado, entre outras inadequações, como falta de acessibilidade.”

A nota explica ainda que “considerando o risco sanitário e a vulnerabilidade dos acolhidos, a Vigilância Sanitária determinou a interdição cautelar do local. A medida permanecerá em vigor até que todas as irregularidades sejam devidamente sanadas, conforme prevê a legislação.”

Sobre a transferência de idosos para outro local, a prefeitura explica que acompanha os acolhidos e “busca localizar os familiares dos idosos”.

Caso não seja possível, no prazo de sete dias, “os idosos serão encaminhados a instituições conveniadas com o município, devidamente regulamentadas, em condições adequadas e seguras. A prefeitura ressalta ainda que, a administração municipal está levantando as informações e apurando possíveis óbitos no local, não sendo possível confirmar no momento essa informação.”

Jornalista graduada pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2005. Atua como repórter de cidades na Rádio Itatiaia desde 2022
Izabella Gomes é estagiária na Itatiaia, atuando no setor de Jornalismo Digital, com foco na editoria de Cidades. Atualmente, é graduanda em Jornalismo pela PUC Minas