Dia da Consciência Negra é feriado ou ponto facultativo?

A data relembra a luta da população negra e propõe uma maior valorização da cultura afro-brasileira

Dia da Consciência Negra

Feriado ou ponto facultativo? A dúvida frequentemente paira sobre o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, e que passou a ser feriado nacional apenas em dezembro de 2023.

A data já era feriado anteriormente em algumas cidades e estados. No entanto, há quase dois anos, o país inteiro passou a ter uma “folguinha” no dia da Consciência Negra.

Para a alegria de muitos, neste ano, o feriado cairá em uma quinta-feira, podendo, desse modo, virar uma folga prolongada de quatro dias.

Próximo feriado

Após o Dia da Consciência Negra, o próximo feriado será o Natal, em 25 de dezembro. Em Belo Horizonte, no entanto, há mais um: o Dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, no dia 8 de dezembro.

Dia da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra é celebrado anualmente no dia 20 de novembro em todo o país. A data relembra a luta da população negra e propõe uma maior valorização da cultura afro-brasileira. De acordo com a Fundação Zumbi dos Palmares, o Dia da Consciência Negra é “o momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional”.

A data foi incluída no calendário escolar em 2003, após a promulgação da Lei Federal 10.639, que instituiu o ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas. Mas o dia 20 de novembro só se tornou oficialmente o Dia da Consciência Negra em 2011, pela lei 12.519. E, em 2024, será a primeira vez que a data vai ser feriado nacional.

Leia também

Graduado em Jornalismo e Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atuou como repórter das editorias de Política, Economia e Esportes antes de assumir o cargo de chefe de reportagem do portal da Itatiaia.

Ouvindo...