Um menino de 10 anos protagonizou uma perseguição policial cinematográfica ao pegar o carro do pai, um Vectra, passar por uma blitz da Polícia Militar (PM) e fugir pela MG-202, em Arinos, na Região Noroeste de Minas Gerais. A ocorrência inusitada foi registrada na último sábado (15) e chamou a atenção pela habilidade da criança para dirigir.
Segundo o Boletim de Ocorrência (BO), militares faziam uma operação na Avenida Aristóteles Fernandes Valadares, 1176, no bairro Primavera, por volta das 22h, quando o veículo passou em alta velocidade, o condutor se abaixou e, posteriormente, desobedeceu ordem de parada. Ainda conforme o BO, o menino seguiu em alta velocidade, passou por quebra-molas, colocou a segurança de terceiros em risco e acessou a MG-202. Vídeo obtido pela Itatiaia mostra o Vectra sendo rebocado e viaturas seguindo o guincho.
Clique e confira:📹PM pic.twitter.com/zWjjtJnouA
— Itatiaia (@itatiaia) November 17, 2025
Quando o carro foi interceptado, na altura do KM 396 da estrada, os militares viram que o condutor era uma criança.
Pedido do pai
O pai do menino, 45 anos (que é motorista), foi chamado pelos militares, chegou ao local e contou aos policiais que entregou a direção do veículo ao filho para que ele conduzisse até a fazenda onde residem, enquanto ele próprio seguia de motocicleta. O pai declarou ter ensinado o menor a dirigir e desconhecer que sua conduta configurava crime.
Ele recebeu voz de prisão, mas assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), se comprometeu a comparecer ao Juizado Especial Criminal da Comarca de Arinos e foi liberado.
Ele vai responder pelo crime previsto no Art. 310 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB): permitir, confiar ou entregar direção de veículo automotor a pessoa não habilitada, ou a quem não esteja em condições de conduzi-lo com segurança. A pena é de seis meses a um ano de prisão ou multa.