Ouvindo...

Voltou a chover em BH depois de quantos dias sem chuva?

Última chuva registrada oficialmente pela Defesa Civil foi no dia 24 de fevereiro deste ano, na regional Venda Nova

Nuvens escuras no viaduto Itamar Franco, em BH

A Defesa Civil de Belo Horizonte informou na tarde desta segunda-feira (10) que chove “forte” na região Oeste e “fraco” na região do barreiro na capital mineira. O registro marca o fim de uma estiagem que, segundo o órgão, já durava duas semanas.

A última chuva registrada oficialmente pela Defesa Civil foi no dia 24 de fevereiro deste ano, na regional Venda Nova. Na ocasião choveu 3 mm. No entanto, na sexta-feira de Carnaval (28) e no sábado (1°) foliões que estavam no centro de Belo Horizonte, já haviam relatado chuvas fracas - que não foram oficialmente contabilizadas pelo órgão.

Mais cedo, a Defesa Civil já havia emitido um alerta para chuvas isoladas, com intensidade de até 20 mm e rajadas de vento ocasionais com velocidade em torno de 40 km/h.

Confira as recomendações da Defesa Civil em caso de chuvas fortes

  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
  • Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial para áreas de encostas e morros.
  • Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
  • Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos
Leia também

Ana Luisa Sales é jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, já passou por empresas como ArcelorMittal e Record TV Minas. Atualmente, escreve para as editorias de cidades, saúde e entretenimento