Ouvindo...

Perdeu os documentos no Carnaval? Veja como solicitar a segunda via em MG

Carteira de Identidade Nacional (CIN) e Carteira Nacional de Habilitação (CNH), podem ser solicitadas on line

A segunda via dos documentos pode ser solicitada digitalmente

Se durante o carnaval você ou alguém que você conhece perdeu algum documento pessoal, como Carteira de Identidade Nacional (CIN) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), a segunda via pode ser solicitada diretamente nos canais oficiais do Governo de Minas.

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) oferece os serviços no aplicativo MG App, no Portal Cidadão MG e no site de Trânsito. Antes de solicitar a segunda via, o cidadão precisa registrar a ocorrência da perda pelo MG App ou pelo Portal Cidadão MG.

Como solicitar a segunda via:

Carteira de Identidade: no MG App e no Portal Cidadão MG, acessar o menu Agendamento de Serviços, em seguida Documentos Pessoais e, depois, Agendar Emissão de Carteira de Identidade Nacional (CIN).

Carteira Nacional de Habilitação: no Portal de Trânsito, após o registro do boletim de ocorrência. O cidadão pode acessar os serviços de trânsito, permitindo, além da emissão de documentos, a regularização de pendências, consulta de multas, agendamento de exames de direção, entre outros.

Leia também

Retirada presencial

Para atendimento e retirada presencial de documentos é necessário o agendamento prévio pelos canais oficiais do Governo de Minas. Em seguida basta se dirigir a uma das Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) espalhadas pelo estado no dia e horário agendado.

As vagas para emissão da CIN são liberadas de segunda a sexta-feira a partir das 7h e o prazo para agendamento é de dez dias. Em casos de urgência comprovada, é possível solicitar o agendamento excepcional por meio do canal “Fale Conosco”, disponível neste link.

Serviços digitais

O Portal Cidadão MG e o aplicativo MG App contam com mais de 200 serviços públicos disponíveis para cidadãos, empresas e municípios. O aplicativo ultrapassou a marca de 5 milhões de usuários e pode ser baixado nas principais lojas de apps.

Amanda Alves é graduada, especialista e mestre em artes visuais pela UEMG e atua como consultora na área. Atualmente, cursa Jornalismo e escreve sobre Cultura e Indústria no portal da Itatiaia. Apaixonada por cultura pop, fotografia e cinema, Amanda é mãe do Joaquim.