Perder documentos durante o
Para isso, basta o cidadão acessar os canais digitais do Governo de Minas. Ou seja, não é necessário deslocar até as unidades físicas de atendimento ou enfrentar filas. A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) oferece os serviços no aplicativo MG App, no Portal Cidadão MG e no site de Trânsito. A
“O Governo de Minas está intensificando a digitalização e a simplificação dos serviços. Dessa forma, cumprimos o objetivo de facilitar a vida dos cidadãos mineiros, que podem assim resolver suas demandas de casa, com agilidade e eficiência, e de cada vez mais aprimorar o atendimento ao cidadão”, diz a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Silvia Listgarten.
O primeiro passo para solicitar uma nova emissão é registrar a ocorrência de perda pelo MG App ou no Portal Cidadão MG. “Esse registro serve para formalizar a perda dos documentos, garantindo que o cidadão emita uma nova via sem complicações”, explica o subsecretário de Transformação Digital e Atendimento ao Cidadão da Seplag-MG, Rodrigo Diniz.
Para o registro de perda de documento, o usuário deve preencher um formulário simples com informações sobre o documento perdido, como tipo, número e, quando necessário, dados adicionais que possam ser solicitados para garantir a autenticidade e a veracidade do pedido.
Como solicitar a segunda via?
O serviço também é disponibilizado presencialmente pelas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) espalhadas pelo estado. Nas UAIs, o cidadão pode solicitar a segunda via de documentos com a ajuda de profissionais capacitados para esclarecer dúvidas e orientar sobre o preenchimento das informações necessárias.
Os atendimentos nas UAIs são realizados por meio de agendamento prévio, e de forma gratuita pelos canais oficiais do Governo de Minas. As vagas para emissão da Carteira de Identidade são liberadas de segunda a sexta-feira, a partir das 7h, e o prazo para agendamento é de dez dias. Em casos de urgência comprovada, é possível solicitar o agendamento excepcional por meio do canal “Fale Conosco”, disponível