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Perdeu documentos durante o Carnaval? Saiba como solicitar a 2ª via em MG

Cidadão pode solicitar a emissão pela internet, sem a necessidade de enfrentar filas; formalização da perda ajuda a agilizar o processo

Segunda via da Carteira de Identidade e CNH podem ser solicitadas pela internet

Perder documentos durante o Carnaval pode transformar a alegria da folia em uma verdadeira dor de cabeça. Os foliões que estiverem nesta situação podem, agora, solicitar a segunda via da Carteira de Identidade ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de forma rápida e pela internet.

Para isso, basta o cidadão acessar os canais digitais do Governo de Minas. Ou seja, não é necessário deslocar até as unidades físicas de atendimento ou enfrentar filas. A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) oferece os serviços no aplicativo MG App, no Portal Cidadão MG e no site de Trânsito. A

“O Governo de Minas está intensificando a digitalização e a simplificação dos serviços. Dessa forma, cumprimos o objetivo de facilitar a vida dos cidadãos mineiros, que podem assim resolver suas demandas de casa, com agilidade e eficiência, e de cada vez mais aprimorar o atendimento ao cidadão”, diz a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Silvia Listgarten.

O primeiro passo para solicitar uma nova emissão é registrar a ocorrência de perda pelo MG App ou no Portal Cidadão MG. “Esse registro serve para formalizar a perda dos documentos, garantindo que o cidadão emita uma nova via sem complicações”, explica o subsecretário de Transformação Digital e Atendimento ao Cidadão da Seplag-MG, Rodrigo Diniz.

Para o registro de perda de documento, o usuário deve preencher um formulário simples com informações sobre o documento perdido, como tipo, número e, quando necessário, dados adicionais que possam ser solicitados para garantir a autenticidade e a veracidade do pedido.

Como solicitar a segunda via?

O serviço também é disponibilizado presencialmente pelas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) espalhadas pelo estado. Nas UAIs, o cidadão pode solicitar a segunda via de documentos com a ajuda de profissionais capacitados para esclarecer dúvidas e orientar sobre o preenchimento das informações necessárias.

Os atendimentos nas UAIs são realizados por meio de agendamento prévio, e de forma gratuita pelos canais oficiais do Governo de Minas. As vagas para emissão da Carteira de Identidade são liberadas de segunda a sexta-feira, a partir das 7h, e o prazo para agendamento é de dez dias. Em casos de urgência comprovada, é possível solicitar o agendamento excepcional por meio do canal “Fale Conosco”, disponível neste link.

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Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.