Missa Das Cinzas abre a Quaresma, em preparação para a Páscoa, em Belo Horizonte, na manhã desta quarta-feira (5). Na Igreja São José, no Centro de Belo Horizonte, foi feita a primeira celebração pelo padre José Luís Queimado. Lá, as missas ocorrem às 8h, 10h, 12h e 18h.
A Catedral Cristo Rei, no bairro Juliana, região Norte, convida os fiéis para bonita celebração com o arcebispo, dom Walmor Oliveira de Azevedo, que irá presidir a Santa Missa com imposição das Cinzas, às 19h.
A Celebração Eucarística terá significado ainda mais especial na Arquidiocese de Belo Horizonte, quando é celebrado também a abertura da Campanha da Fraternidade 2025, que tem como tema “Fraternidade e Ecologia Integral”, e lema “Deus viu que tudo era muito bom”.
Após a missa, dom Walmor vai abençoar 150 mudas de quaresmeiras — que florescem entre janeiro e abril, quando a Igreja celebra a Quaresma —, que serão enviadas à paróquia para o plantio.
Caeté
O Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade — Padroeira de Minas Gerais, em Caeté, na região metropolitana, acolhe fiéis e peregrinos para missa com imposição das Cinzas, às 9h e 15h. Fiéis também são convidados para rezar o terço às 12h e 18h15.
Durante as missas, cinzas são colocadas sobre a cabeça dos fiéis, simbolizando a fragilidade e pequenez humana, um apelo à conversão.