A
A proposta é que os estudantes realizem três exames em três anos, relativos a cada uma das séries do ensino médio. O curso de graduação será escolhido apenas na última prova. O processo também se aplica aos egressos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O método começa já em 2025 e será responsável pela seleção de 30% das vagas da UFMG. A primeira entrada de alunos provenientes do novo processo seletivo será em 2028.
O método de avaliação seriada vai coexistir com as entradas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que tem as vagas preenchidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com o Vestibular Habilidades e outros processos.
“Chegamos ao nosso modelo de seleção de estudantes de graduação por meio da avaliação seriada após processo cuidadoso que incluiu amplo debate e cujo resultado é uma alternativa construída de forma coletiva”, afirma Sandra Regina Goulart Almeida, reitora da UFMG.
Atualmente, 20 universidades brasileiras utilizam o processo de avaliação seriada como método de ingresso de estudantes. Dessas, cinco são de Minas Gerais.