Ouvindo...

Cientistas de MG serão diplomados membros afiliados da Academia Brasileira de Ciência

Evento acontece em 3 de setembro, na Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia, e contará com apresentações de cinco cientistas

Diplomação acontece a partir das 14h, no Auditório Marieta Telles Machado, localizado no Campus Samambaia

Jovens cientistas de Minas Gerais e do Centro-Oeste serão diplomados membros da Academia Brasileira de Ciências (ABC), no dia 3 de setembro, na Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia. A diplomação como membro afiliado representa um reconhecimento a jovens pesquisadores com até 40 anos que se destacam por seus projetos e trajetória acadêmica.

Entre estudantes da Universidade Federal de Minas Gerais e do Instituto Federal de Goiânia, os novos afiliados são Flávia Figueira Aburjaile (UFMG, Ciências Agrárias), Lucas da Silva Reis (UFMG, Ciências Matemáticas), Paulo Vinicius Trevizoli (UFMG, Ciências da Engenharia), Rafaela Salgado Ferreira (UFMG, Ciências Químicas) e Tiago do Prado Paim (IF Goiano, Ciências Agrárias).

Os candidatos são indicados e eleitos por membros titulares. Os mandatos são de cinco anos, não renováveis. A diplomação acontece a partir das 14h, no Auditório Marieta Telles Machado, localizado no Campus Samambaia. O evento também contará com transmissão ao vivo pelo canal de youtube da ABC.

Conheça os novos afiliados da ABC

Flávia Figueira Aburjaile

Com pesquisa focada na genômica de bactérias probióticas e multirresistentes, Flávia estuda aplicações para saúde humana, animal e ambiental. Em 2023, ela foi premiada no programa “Para Mulheres na Ciência” (L’Oréal-Unesco-ABC).

Professora e coordenadora do Laboratório de Bioinformática Integrativa da Escola de Veterinária da UFMG, Flávia é a primeira docente da área de bioinformática na unidade. Formada em biomedicina pela Universidade Fumec, fez mestrado e doutorado na UFMG, com período de cotutela no Instituto Nacional de Pesquisa Agronômica (INRA), na França.

Lucas da Silva Reis

Com estudo voltado para a Teoria de Corpos Finitos, área com aplicações em criptografia, teoria da informação e códigos corretores de erros, Lucas Reis busca ampliar a visibilidade da álgebra e da teoria dos números no Brasil, além de promover diversidade racial e de gênero na ciência.

Doutor em matemática pela UFMG, com período sanduíche na Universidade de Carleton (Canadá), o cientista iniciou a carreira acadêmica em programas de iniciação científica desde o ensino médio e já foi medalhista da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Atualmente, Lucas é professor do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Paulo Vinicius Trevizoli

Combinando física, engenharia e inovação, Paulo Vinicius Trevizoli pesquisa a criação de protótipos capazes de converter calor em energia mecânica, com potencial para aplicações industriais e redução de impactos ambientais.

Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Maringá, fez mestrado na Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado, com período sanduíche na Universidade de Victoria (Canadá), na área de refrigeração magnética.

Atualmente, Paulo Trevizoli é professor do Departamento de Engenharia Mecânica da UFMG e especialista no desenvolvimento de motores termomagnéticos para aproveitamento de calor residual de baixa temperatura.

Rafaela Salgado Ferreira

A pesquisadora estuda o desenvolvimento de compostos bioativos voltados a doenças negligenciadas, como a doença de Chagas, a partir da combinação de técnicas computacionais e experimentais. Rafaela busca novas estratégias para tornar mais eficiente e acessível o desenvolvimento de medicamentos.

Graduada em Farmácia pela UFMG e doutora pela Universidade da Califórnia em San Francisco, Rafaela Salgado Ferreira é professora do Departamento de Bioquímica e Imunologia da UFMG e coordenadora do Laboratório de Modelagem Molecular e Planejamento de Fármacos.

Tiago do Prado Paim

Seu trabalho busca entender a formação genética das raças, explorar a heterose (fenômeno que visa o melhoramento ou aumento de um aspecto biológico) e aplicar esses conhecimentos em práticas que promovam produção sustentável e conservação de recursos genéticos.

Professor do Instituto Federal Goiano e médico veterinário especializado em melhoramento genético animal. Formado pela Universidade de Brasília, com mestrado na Esalq-USP e doutorado-sanduíche na Colorado State University (EUA), atua na análise genética de populações de animais de produção e no desenvolvimento de sistemas integrados de produção agropecuária.

SERVIÇO:

  • Simpósio e Diplomação dos Membros Afiliados da ABC – MG e Centro-Oeste
  • Data e horário: 3 de setembro, às 14h
  • Local: Universidade Federal de Goiás – Auditório Marieta Telles Machado (Biblioteca Central Prof. Alpheu da Veiga Jardim) – Campus Samambaia
  • Endereço: Av. Esperança, s/n – Chácaras Califórnia, Goiânia (Goiás)

(Sob supervisão de Lucas Borges)

Leia também

Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas