Ouvindo...

Parte da revitalização das estações do metrô BH deve ser concluída em breve; veja os prazos

Usuários devem ficar atentos às mudanças em estações como Vilarinho, Central e Eldorado; projeto de melhorias na linha 1 deve ser concluído em 2027

O metrô de Belo Horizonte passa por um processo de revitalização que afetará a operação em diversas estações. Os usuários precisam ficar atentos às mudanças, especialmente nas estações Vilarinho, Central, Eldorado e Carlos Prates, onde haverá baldeação.

As obras fazem parte de um projeto de revitalização da via permanente do metrô, que deve ser concluído em 2027. Neste ano, dez estações receberão melhorias, incluindo Eldorado, Cidade Industrial, Vila Oeste, Gamelheira, Calafate, Carlos Prates, Lagoinha, Central, Santa Efigênia e Vilarinho.

Cronograma de revitalização

Outras nove estações serão revitalizadas até 2026: Santa Tereza, Horto, Santa Inês, José Cândido, Minas Shopping, São Gabriel, Primeiro de Maio, Waldomiro Lobo e Floramar. Além disso, está prevista a construção de uma nova estação, Novo Eldorado, e a extensão de mais 1,5 km de linha.

Luizio Viana, gerente de engenharia de operação e manutenção do Metro BH, explica: “Nós já reformamos dez das nossas 19 estações, estamos entregando em março de 2025 essas dez estações todas reformadas, revitalizadas. As próximas nove já existentes da linha 1 a gente entrega em março de 2026".

Leia também

Melhorias e expansão

As revitalizações incluem a troca de componentes da rede aérea e da pista de rolagem dos trens. O trecho 2, que inclui as estações centrais, é considerado um dos mais críticos. A empresa acredita que os próximos trechos terão um impacto menor para os clientes.

Além das melhorias na linha 1, a construção da nova linha 2 já começou, com a estação Amazonas em obras. A previsão é que esta linha comece a operar em 2028. Adicionalmente, 24 novos trens foram comprados e devem chegar ao Brasil no primeiro trimestre de 2026.


Participe dos canais da Itatiaia:

Ita
A Ita é a Inteligência Artificial da Itatiaia. Todas as reportagens produzidas com auxílio da Ita são editadas e revisadas por jornalistas.