O trânsito na região do Belvedere, próximo ao trevo da BR-356 e ao BH Shopping, no limite entre Belo Horizonte e Nova Lima, tem sido motivo de grande preocupação para moradores, pedestres e motoristas.
“A gente perde muito tempo, principalmente na hora de ir embora. Fica muito tempo dentro do ônibus”, disse Jordiane Mendonça, enfermeira de 47 anos, que passa por lá diariamente. As reclamações são unânimes quanto à situação caótica do tráfego local.
Para enfrentar esse desafio, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), em conjunto com a Prefeitura de Nova Lima,
Detalhes das obras e investimentos
As principais intervenções incluem o alargamento do viaduto sobre a BR-356 e a construção de uma faixa extra a partir da Praça Marcelo Góes Menicucci, no sentido Nova Lima-BH. O investimento estimado pela PBH é de R$ 16 milhões, com previsão de conclusão em um ano.
Agmar Bento, especialista em Trânsito e professor do CEFET, explica: “A proposta tem como objetivo melhorar a circulação de automóveis e pessoas na região, com mudanças que preveem o aumento de algumas faixas para a circulação de veículos, visando diminuir os congestionamentos”.
Opiniões divididas
Por outro lado, Paulo Henrique, comerciante de 53 anos, acha que as obras não vão resolver o problema: “O que resolveria o problema do trânsito seria transporte público de qualidade, metrô, ônibus confortável. É muito carro e pouca rua”.
Já Marcelo Oliveira Ribeiro, taxista de 52 anos, demonstra otimismo cauteloso: ‘“Vai melhorar daqui um tempo, mas no início da obra vai ser complicado porque o trânsito já é ruim e vai ficar parado durante a obra”.