As obras viárias para melhorar o trânsito entre as cidades de Belo Horizonte e Nova Lima devem ser iniciadas nas próximas semanas. O projeto, que será realizado em conjunto pelas duas prefeituras, prevê um investimento de R$ 150 milhões da capital mineira e de R$ 100 milhões do município da Grande BH, que vai usar recursos oriundos de contrapartidas urbanísticas para custear as obras.
A
Foto mostra como ficará o novo viaduto entre Belo Horizonte e Nova Lima
João Marcelo Dieguez, prefeito de Nova Lima explica que essas intervenções vêm sendo discutidas entre as duas cidades há algum tempo. Segundo João Marcelo, o ‘estrangulamento’ do trânsito na região atrapalha moradores de várias cidades da região que passam por essas rodovias para ir ao trabalho, ao médico ou por outras razões. O prefeito de Nova Lima detalha, também, o que permitiu o custeio das obras pela prefeitura.
‘Por serem obras feitas no território de BH, Nova Lima não poderia aplicar diretamente recursos do Tesouro. Mas, em Nova Lima, há um decreto municipal de contrapartidas urbanísticas, que diz que o empreendedor tem que fazer contrapartidas e esses recursos podem ir aos cofres públicos ou ser direcionados para a execução de obras’.
Região do BH Shopping
Já a Prefeitura de Belo Horizonte ficará responsável pelo alargamento do viaduto sobre a BR-356, criando uma terceira faixa no sentido Nova Lima / Belvedere - Santa Lúcia. A prefeitura da capital mineira também vai construir um viaduto que vai permitir o acesso direito da BR-356 (sentido Rio de Janeiro) para a MG-030 (sentido Nova Lima), sem que os motoristas precisem passar pelo trevo com a avenida Raja Gabaglia. A previsão é de que as obras tenham início em julho.
Foto mostra como ficará o trevo do BH Shopping após as alterações
Alargamento
Por fim, a prefeitura de Nova Lima vai ficar responsável pelo alargamento da alça de ligação da BR-356 com a MG-030, no sentido de Nova Lima, além de adequar a largura do vão do pontilhão da linha férrea que existe no local. A expectativa é que essas intervenções desafoguem o trânsito entre as duas cidades, já que o fluxo entre BH e Nova Lima recebe 15 mil veículos diariamente, incluindo caminhões e veículos de médio porte.
Foto mostra futuras alterações em pontilhão em Nova Lima
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.